Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar, Gracielle Almeida de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Valentim, Rayane E. de O. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T20:05:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T20:05:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação em Perspectiva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921283 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O século XXI trouxe consigo transformações significativas que impactam diretamente o campo educacional. Vivemos em um mundo marcado por constantes avanços tecnológicos, diversidade cultural crescente e demandas sociais que desafiam os paradigmas tradicionais da educação. Nesse cenário, a ideia de modernidade líquida, proposta por Zygmunt Bauman, torna-se pertinente, ao evidenciar como a fluidez das relações e das estruturas sociais reflete também na educação, exigindo adaptações constantes para lidar com as incertezas e complexidades do mundo contemporâneo. Neste contexto, a escola e os educadores enfrentam o desafio de equilibrar a transmissão dos saberes históricos e culturais com a necessidade de preparar os estudantes para as complexidades de um futuro em constante transformação. O e-book "Educação em perspectiva: Reflexões e práticas para o ensino contemporâneo” surgem como uma contribuição para o debate sobre a educação na contemporaneidade. Organizada em sete capítulos, a obra busca refletir sobre as diferentes dimensões da prática educativa, abrangendo aspectos que vão desde a mediação do conhecimento pelo professor até aspectos relacionados à inclusão educacional. Ao longo deste trabalho, buscamos responder a perguntas fundamentais: Como a escola pode atuar como mediadora entre a tradição e a inovação? Quais competências são essenciais para os educadores diante de um mundo em constante mudança? De que maneira as tecnologias digitais podem ser integradas de forma eficiente e humana? Como promover a inclusão e construir ambientes verdadeiramente acolhedores para todos os estudantes? E, por fim, como repensar a avaliação para que ela se torne parte integrante e transformadora do processo de aprendizagem? Nosso objetivo é oferecer aos educadores, gestores e demais interessados uma visão abrangente e prática sobre os caminhos possíveis para a educação no século XXI. Este não é apenas um e-book teórico; é também um convite à ação, à experimentação e à transformação das práticas educacionais em prol de um ensino mais conectado às demandas da sociedade contemporânea e às necessidades dos estudantes. O ponto de partida é a análise do papel transformador da escola no século XXI, destacando sua função como um espaço de mediação entre o passado e o futuro, e o protagonismo do professor como um mediador essencial para o aprendizado significativo. Em seguida, a obra avança para discutir práticas inovadoras no ensino, como o uso de tecnologias digitais, os desafios e benefícios do ensino híbrido, e as novas formas de avaliar a aprendizagem, que valorizam processos mais criativos e integradores. Uma atenção especial é dada à inclusão educacional, considerada um dos pilares fundamentais para a construção de uma escola democrática e equitativa. Nesse sentido, a obra apresenta estratégias concretas para acolher a diversidade, garantindo o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas despertem nos leitores o desejo de inovar, incluir e potencializar a transformação da prática pedagógica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1513 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Título: dc.title | Educação em Perspectiva: Reflexões e Práticas para o Ensino Contemporâneo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação em Perspectiva.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921283/2/Educação em Perspectiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons