Educação em Perspectiva: Reflexões e Práticas para o Ensino Contemporâneo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar, Gracielle Almeida de-
Autor(es): dc.contributor.authorValentim, Rayane E. de O.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T20:05:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T20:05:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-27-
identificador: dc.identifier.otherEducação em Perspectivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921283-
Resumo: dc.description.abstractO século XXI trouxe consigo transformações significativas que impactam diretamente o campo educacional. Vivemos em um mundo marcado por constantes avanços tecnológicos, diversidade cultural crescente e demandas sociais que desafiam os paradigmas tradicionais da educação. Nesse cenário, a ideia de modernidade líquida, proposta por Zygmunt Bauman, torna-se pertinente, ao evidenciar como a fluidez das relações e das estruturas sociais reflete também na educação, exigindo adaptações constantes para lidar com as incertezas e complexidades do mundo contemporâneo. Neste contexto, a escola e os educadores enfrentam o desafio de equilibrar a transmissão dos saberes históricos e culturais com a necessidade de preparar os estudantes para as complexidades de um futuro em constante transformação. O e-book "Educação em perspectiva: Reflexões e práticas para o ensino contemporâneo” surgem como uma contribuição para o debate sobre a educação na contemporaneidade. Organizada em sete capítulos, a obra busca refletir sobre as diferentes dimensões da prática educativa, abrangendo aspectos que vão desde a mediação do conhecimento pelo professor até aspectos relacionados à inclusão educacional. Ao longo deste trabalho, buscamos responder a perguntas fundamentais: Como a escola pode atuar como mediadora entre a tradição e a inovação? Quais competências são essenciais para os educadores diante de um mundo em constante mudança? De que maneira as tecnologias digitais podem ser integradas de forma eficiente e humana? Como promover a inclusão e construir ambientes verdadeiramente acolhedores para todos os estudantes? E, por fim, como repensar a avaliação para que ela se torne parte integrante e transformadora do processo de aprendizagem? Nosso objetivo é oferecer aos educadores, gestores e demais interessados uma visão abrangente e prática sobre os caminhos possíveis para a educação no século XXI. Este não é apenas um e-book teórico; é também um convite à ação, à experimentação e à transformação das práticas educacionais em prol de um ensino mais conectado às demandas da sociedade contemporânea e às necessidades dos estudantes. O ponto de partida é a análise do papel transformador da escola no século XXI, destacando sua função como um espaço de mediação entre o passado e o futuro, e o protagonismo do professor como um mediador essencial para o aprendizado significativo. Em seguida, a obra avança para discutir práticas inovadoras no ensino, como o uso de tecnologias digitais, os desafios e benefícios do ensino híbrido, e as novas formas de avaliar a aprendizagem, que valorizam processos mais criativos e integradores. Uma atenção especial é dada à inclusão educacional, considerada um dos pilares fundamentais para a construção de uma escola democrática e equitativa. Nesse sentido, a obra apresenta estratégias concretas para acolher a diversidade, garantindo o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas despertem nos leitores o desejo de inovar, incluir e potencializar a transformação da prática pedagógica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1513pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Título: dc.titleEducação em Perspectiva: Reflexões e Práticas para o Ensino Contemporâneopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons