A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial: histórias do Brasil em quadrinhos no Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Mauren Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T14:04:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T14:04:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
identificador: dc.identifier.otherR - D - MAUREN FERREIRA LOPESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921279-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca refletir sobre o uso das histórias do Brasil em quadrinhos no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, os quadrinhos como fonte histórica e suas possibilidades de contribuição para uma aprendizagem histórica significativa. Diante o paradoxo constatado entre, o interesse manifesto pelos estudantes a respeito do assunto Segunda Guerra Mundial e, a limitação/sonegação nos materiais e currículos escolares do país sobre o mesmo, objetiva-se a partir do acesso aos quadrinhos de guerra brasileiros, contribuir com a percepção da História como ciência multifacetada e fruto de escolhas. Produzidos entre as décadas de 1950-1970, diferenciam-se das "histórias oficiais" , visto valorizarem os cidadãos comuns envolvidos no conflito. A partir dessa reflexão, foi elaborado um material paradidático que apresenta a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, a partir da revista Combate n.38, na qual, a figura do Comandante da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Marechal Mascarenhas de Moraes, é interpelada em história conhecida como "o episódio das facas". Foram incluídas outras fontes para colaborar na problematização do conhecimento histórico. Além de interessante exercício historiográfico e pedagógico, interpelar os manuais escolares como manifestações de um projeto oficial de História, e indagar as fontes, a luz de outras histórias possíveis, pode corroborar no sentido de desnaturalizar o social, ou seja, na compreensão de que a sociedade foi historicamente construída e que, portanto, pode ser transformada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.962 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias do Brasil em quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFEB - Força Expedicionária Brasileirapt_BR
Título: dc.titleA participação brasileira na Segunda Guerra Mundial: histórias do Brasil em quadrinhos no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons