Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Marlon Peterlini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T13:57:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T13:57:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | R - D - MARLON PETERLINI FERREIRA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921278 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aponta subsídios e ideias para o professor trabalhar canções em sala de aula como fonte histórica, enfatizando as canções caipiras. Procura discutir e evidenciar o potencial didático de canções caipiras como fontes para o ensino de História, essencialmente para o 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolveu a partir de referencial teórico e seleção de canções. Os conceitos norteadores são consciência histórica, literacia histórica e representação. Está estruturada em três capítulos: argumentação sobre os conceitos norteadores, salientando de que maneira podem contribuir para melhoria no ensino de História; um breve histórico da música caipira, auxiliando professores com o contexto das canções caipiras, seus principais temas e artistas; a proposta de trabalho para os professores, a partir das análises de fonte histórica propostas por Schmidt e Urban (2008) e Chapman (2021). O incentivo a uma relação pedagógica de valorização do papel do estudante, sem enfraquecer o papel do professor, foi apresentado durante a pesquisa. Constatou-se que o grupo social caipira, derivado de populações do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tão importantes na formação da população do centro-sul do Brasil, tem nas canções caipiras um instrumento de representação, onde estas canções expõem uma vida de mundo, de como enxergam o seu redor e de como querem serem vistos pelo mundo ao redor; portanto, são fontes significativas que podem auxiliar os estudantes, em sua análise, a verificar panoramas e cenários de como estes caipiras estavam examinando os acontecimentos. Ao realizar esta análise, o estudante tem a oportunidade de verificar que cada grupo social pode interpretar e representar o que está ao seu redor de maneira própria, trazendo para seu tempo e sua realidade a noção de que pode participar, opinar e interferir naquilo que o cerca. Ao final, além de algumas canções apreciadas seguindo a proposição da análise de fontes proposta, elaborou-se uma tabela com a sugestão de outras canções caipiras, junto de seus respectivos temas históricos, que podem ser trabalhadas em conjunto com as habilidades elencadas na BNCC para o ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.545 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | canção caipira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | música caipira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | fonte histórica | pt_BR |
Título: dc.title | Os caipira vão pr'escola: a canção caipira como fonte para aulas de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
R - D - MARLON PETERLINI FERREIRA.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921278/2/R - D - MARLON PETERLINI FERREIRA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons