Os caipira vão pr'escola: a canção caipira como fonte para aulas de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Marlon Peterlini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T13:57:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T13:57:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
identificador: dc.identifier.otherR - D - MARLON PETERLINI FERREIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921278-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aponta subsídios e ideias para o professor trabalhar canções em sala de aula como fonte histórica, enfatizando as canções caipiras. Procura discutir e evidenciar o potencial didático de canções caipiras como fontes para o ensino de História, essencialmente para o 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolveu a partir de referencial teórico e seleção de canções. Os conceitos norteadores são consciência histórica, literacia histórica e representação. Está estruturada em três capítulos: argumentação sobre os conceitos norteadores, salientando de que maneira podem contribuir para melhoria no ensino de História; um breve histórico da música caipira, auxiliando professores com o contexto das canções caipiras, seus principais temas e artistas; a proposta de trabalho para os professores, a partir das análises de fonte histórica propostas por Schmidt e Urban (2008) e Chapman (2021). O incentivo a uma relação pedagógica de valorização do papel do estudante, sem enfraquecer o papel do professor, foi apresentado durante a pesquisa. Constatou-se que o grupo social caipira, derivado de populações do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tão importantes na formação da população do centro-sul do Brasil, tem nas canções caipiras um instrumento de representação, onde estas canções expõem uma vida de mundo, de como enxergam o seu redor e de como querem serem vistos pelo mundo ao redor; portanto, são fontes significativas que podem auxiliar os estudantes, em sua análise, a verificar panoramas e cenários de como estes caipiras estavam examinando os acontecimentos. Ao realizar esta análise, o estudante tem a oportunidade de verificar que cada grupo social pode interpretar e representar o que está ao seu redor de maneira própria, trazendo para seu tempo e sua realidade a noção de que pode participar, opinar e interferir naquilo que o cerca. Ao final, além de algumas canções apreciadas seguindo a proposição da análise de fontes proposta, elaborou-se uma tabela com a sugestão de outras canções caipiras, junto de seus respectivos temas históricos, que podem ser trabalhadas em conjunto com as habilidades elencadas na BNCC para o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.545 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcanção caipirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmúsica caipirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfonte históricapt_BR
Título: dc.titleOs caipira vão pr'escola: a canção caipira como fonte para aulas de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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