Rambo e Guerra Fria: o júri simulado como estratégia didática para a discussão sobre filmes nas aulas de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPICKCIUS, Hélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T13:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T13:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
identificador: dc.identifier.otherR - D - HELIO PICKCIUSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921276-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa foi desenvolvida a partir de dúvidas que estudantes apresentaram nas aulas de História do Ensino Médio ministradas pelo autor deste trabalho. Eles questionaram sobre o que é fato ou ficção em grandes produções de Hollywood, já que as narrativas dos filmes podem ser apresentadas como verdades absolutas sobre determinado período histórico. Desse modo, foram realizadas análises fílmicas da trilogia “RAMBO I: programado para matar” (1982); “RAMBO II: a missão” (1985); e “RAMBO III” (1988). Apresenta-se um estudo sobre os usos políticos do cinema na Guerra Fria, principalmente durante o governo de Ronald Reagan (1981-1988), que tinha um projeto de usar os filmes para cooptar a sociedade estadunidense diante das políticas externas de envolvimento na Guerra do Vietnã (1955-1975) e a Primeira Guerra do Afeganistão (1979-1989). Rambo tornou-se um sucesso de bilheteria na década de 1980 e o personagem apresentou elementos da contracultura pela influência dos movimentos sociais, mostrando a liberdade poética dos cineastas. Também se tornou uma ferramenta para defender os interesses dos EUA diante dos embates com a União Soviética. Sua representação como um soldado branco, ocidental e que só praticava a violência diante dos ataques sofridos pelos inimigos soviéticos revela o poder de coerção do cinema na produção de estereótipos e a construção de nacionalismos. Para contribuir com o trabalho dos professores de História, foi sugerido um júri simulado no qual os estudantes fazem a análise das fontes históricas e realizam correlações entre os fatos e as obras de ficção por meio de pesquisas, leituras, debates e exposições orais e escritas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.988 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRambopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuerra Friapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJúri Simuladopt_BR
Título: dc.titleRambo e Guerra Fria: o júri simulado como estratégia didática para a discussão sobre filmes nas aulas de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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