
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PICKCIUS, Hélio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T13:42:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T13:42:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | R - D - HELIO PICKCIUS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921276 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa foi desenvolvida a partir de dúvidas que estudantes apresentaram nas aulas de História do Ensino Médio ministradas pelo autor deste trabalho. Eles questionaram sobre o que é fato ou ficção em grandes produções de Hollywood, já que as narrativas dos filmes podem ser apresentadas como verdades absolutas sobre determinado período histórico. Desse modo, foram realizadas análises fílmicas da trilogia “RAMBO I: programado para matar” (1982); “RAMBO II: a missão” (1985); e “RAMBO III” (1988). Apresenta-se um estudo sobre os usos políticos do cinema na Guerra Fria, principalmente durante o governo de Ronald Reagan (1981-1988), que tinha um projeto de usar os filmes para cooptar a sociedade estadunidense diante das políticas externas de envolvimento na Guerra do Vietnã (1955-1975) e a Primeira Guerra do Afeganistão (1979-1989). Rambo tornou-se um sucesso de bilheteria na década de 1980 e o personagem apresentou elementos da contracultura pela influência dos movimentos sociais, mostrando a liberdade poética dos cineastas. Também se tornou uma ferramenta para defender os interesses dos EUA diante dos embates com a União Soviética. Sua representação como um soldado branco, ocidental e que só praticava a violência diante dos ataques sofridos pelos inimigos soviéticos revela o poder de coerção do cinema na produção de estereótipos e a construção de nacionalismos. Para contribuir com o trabalho dos professores de História, foi sugerido um júri simulado no qual os estudantes fazem a análise das fontes históricas e realizam correlações entre os fatos e as obras de ficção por meio de pesquisas, leituras, debates e exposições orais e escritas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.988 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | cinema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Rambo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Guerra Fria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Júri Simulado | pt_BR |
| Título: dc.title | Rambo e Guerra Fria: o júri simulado como estratégia didática para a discussão sobre filmes nas aulas de história | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| R - D - HELIO PICKCIUS.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921276/2/R - D - HELIO PICKCIUS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons