As mulheres em tempos das reformas religiosas e seu respectivo ensino na história por meio de um jogo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMARGOS, Filipe Pego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T13:36:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T13:36:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-07-
identificador: dc.identifier.otherR - D - FILIPE PEGO CAMARGOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921275-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação e o produto elaborado constante no presente estudo referem-se ao conteúdo Reformas Religiosas que é lecionado no 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular); sendo o recurso didático produzido um jogo pedagógico físico denominado “O Desafio das Reformas Religiosas – Homens e Mulheres Protagonistas”; que objetiva o ensino do já referido tema com ênfase no protagonismo de mulheres que atuaram naquele fato histórico ocorrido na Europa durante o século XVI. A saber as mulheres estudadas e presentes no jogo foram: Argula Von Grumbach, Caritas Pirckheimer, Katharina Von Bora, Katharina Schültz Zell, Olympia Fulvia Morata e Maria Dantiére. O objetivo geral dessa dissertação consiste em: elaborar uma estratégia de ensino por meio de um jogo para o ensino do conteúdo Reformas Religiosas (Reforma Protestante) enfatizando o protagonismo das mulheres daquele tempo. Os objetivos específicos caracterizam-se por discutir a produção historiográfica sobre a Reforma Protestante, identificar a participação ativa das mulheres no movimento reformador cristão que ocorreu na Europa ocidental durante o século XVI, compreender como a BNCC e o material didático de História destinado aos estudantes da educação básica abordam o conteúdo; e; produzir um jogo pedagógico sobre o tema Reformas Religiosas. A pesquisa para o embasamento deste trabalho recorreu ao método qualitativo que foi aplicado por meio do levantamento bibliográfico, análise de fontes e pesquisa de jogos por meio digital e in loco que serviram de modelo para a produção do já referido produto. Entre os referenciais teóricos utilizados para a fundamentação desse trabalho estão: Jean Delumeau (1989), Joan Scott (1992), Michelle Perrot (2019), Johan Huizinga (2019), Roger Caillois (2017), Allan Choppin (2004), dentre outros/as.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.162 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReformas Religiosaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo e Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleAs mulheres em tempos das reformas religiosas e seu respectivo ensino na história por meio de um jogopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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