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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aquino, Gabriela Brigido de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T13:01:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T13:01:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tcc_gabriela_intervencao_pedagogica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921274 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Entre os anos de 2021 e 2023, foi desenvolvido um projeto educacional voltado ao estudo de gênero em uma escola estadual situada no bairro periférico de Brasília Teimosa, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco. Este projeto teve como objetivo implementar uma eletiva de estudo de gênero para alunos do 2o e 3o anos do ensino médio, promovendo uma intervenção pedagógica a partir de atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudo de Gênero (NEG). A iniciativa de fundar o Núcleo de Estudo de Gênero (NEG) se deu pela Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco em colaboração com a Secretaria de Educação de Pernambuco. A intervenção pedagógica como eletiva ocorre em dois períodos de seis meses no ano de 2023, mas também houve atividades em 2021, durante a pandemia, focadas em conscientizar e esclarecer os estudantes sobre formas de violência física, psicológica e financeira. Em 2022, o projeto não obteve o desenvolvimento esperado devido à forma esporádica e mínima de execução das aulas, o que comprometeu a continuidade da eletiva. A condução das atividades pedagógicas baseou-se na criação de sequências didáticas adaptadas conforme os anseios e questionamentos dos estudantes. Assim, a progressão das aulas ocorria em resposta aos interesses e demandas levantadas ao final de cada encontro. A metodologia utilizada incluiu rodas de diálogo, atividades escritas, produção de vídeos, diários de registro, entrevistas com os alunos, apresentações em feiras escolares, além de momentos de culminância dos conteúdos discutidos em sala de aula. Esse conjunto de práticas pedagógicas visava estimular o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes em relação à construção sociocultural do conceito de gênero. Ao final de cada período, os alunos produziam materiais e trabalhos que sintetizavam as reflexões e aprendizagens desenvolvidas ao longo das atividades, demonstrando o impacto e os resultados da eletiva. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,8 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Eletiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Secretaria da mulher | pt_BR |
| Título: dc.title | A experiência de uma disciplina eletiva de estudo de gênero em uma escola pública estadual de ensino médio no bairro de Brasilia Teimosa (PE) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_gabriela_intervencao_pedagogica .pdf | 2.91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921274/2/TCC_gabriela_intervencao_pedagogica .pdfDownload |
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