
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná - Unespar | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Remor, Adriana | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Pagliarini Junior, Jorge | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T12:19:42Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T12:19:42Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Adriana Remor | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921273 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória - linha de pesquisa “Saberes Históricos nos Espaços Escolares” tem o objetivo de analisar memórias sobre espaços de vivência no município de Matelândia e estudá-los a partir da realidade do sistema educacional estadual, propondo dentro desta descrição uma forma de relacionar os conteúdos de história relativos ao sexto ano com uma proposta de inserção da história local como metodologia do Ensino de História no Colégio Estadual Euclides da Cunha, no município de Matelândia, Paraná. Busca-se com isso a atenção ao contexto da vivência dos estudantes a fim de tornar palpáveis e significativos os conceitos de presente, passado, simultaneidade e permanência a partir da história local e familiar dos estudantes. Especificamente, a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa divide-se por um lado em estudo de dissertações do ProfHistória voltadas para o estudo da História Local nos anos finais do Ensino Fundamental; estudo de documentos norteadores do ensino Local; bem como da revisão de bibliografia sobre História Local na relação ensino e aprendizagem; e por outro, na produção e análise de atividades. As atividades, por sua vez, dividem-se entre as atividades em forma de tarefa de pesquisa para casa e atividades desenvolvidas em sala de aula, e todas elas oportunizam uma caracterização da comunidade escolar pela ótica dos próprios moradores, sendo a sua sistematização e análise apresentada em forma de material didático voltado para o ensino de história local. Entre os resultados da pesquisa destaca-se o fato de os alunos poderem expressar e sistematizar elementos da história do seu bairro e do colégio, atividade significativa para a fase do ensino que passam a experimentar no sexo ano. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 12.4 MB | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Transição anos iniciais | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Anos finais | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR | 
| Título: dc.title | Proposta de Inserção da História Local no Colégio Estadual Euclides da Cunha, Matelândia, Paraná: um olhar para os sextos anos do Ensino Fundamental | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação ProfHistória_Adriana Remor.pdf | 12,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921273/2/Dissertação ProfHistória_Adriana Remor.pdfDownload | 
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons
        