Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar Guimarães Silva, Juçara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz de Lima Menezes, Michely | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcanti dos Santos, Adilza Raquel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima da Silva Oliveira, Jeannette Cleia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maciel Miranda, Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves de Arantes, Joseildo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira da Silva, Nielson João | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dos Santos Machado Alcântara, Andreia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sarto Bastos, Vanessa de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Cruz, Mona Liza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves Silva, Talita | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lira França, Maria Marluza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-25T14:36:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-25T14:36:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/828 | - |
identificador: dc.identifier.other | INCLUSÃO ESCOLAR: PREPARAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921272 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a importância da sensibilização e do treinamento de professores para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas. O objetivo principal foi investigar como a capacitação docente pode contribuir para a promoção de uma educação mais inclusiva e eficaz para esses alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, para compreender as práticas pedagógicas adotadas e os desafios enfrentados pelos docentes na inclusão de alunos com TEA. Os resultados evidenciaram que a formação contínua dos professores é essencial, pois a falta de conhecimento técnico e emocional sobre o autismo limita a efetividade da inclusão. Além disso, o trabalho destacou que, quando a sensibilização é combinada com o treinamento prático, os professores conseguem adaptar suas práticas pedagógicas às necessidades dos alunos, promovendo um ambiente mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento. Concluiu-se que a formação docente deve ser contínua e integrada, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos, e que as políticas públicas precisam garantir o suporte necessário para que a inclusão seja realizada de forma eficaz. Sugere-se que futuras pesquisas explorem o impacto de modelos de capacitação inovadores, com o uso de tecnologias assistivas e a participação das famílias no processo educativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 824 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Sensibilização e Treinamento de Professores sobre Alunos com Autismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons