Sensibilização e Treinamento de Professores sobre Alunos com Autismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar Guimarães Silva, Juçara-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz de Lima Menezes, Michely-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti dos Santos, Adilza Raquel-
Autor(es): dc.contributor.authorLima da Silva Oliveira, Jeannette Cleia-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel Miranda, Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves de Arantes, Joseildo-
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira da Silva, Nielson João-
Autor(es): dc.contributor.authorDos Santos Machado Alcântara, Andreia-
Autor(es): dc.contributor.authorSarto Bastos, Vanessa de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Cruz, Mona Liza-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves Silva, Talita-
Autor(es): dc.contributor.authorLira França, Maria Marluza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-25T14:36:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-25T14:36:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/828-
identificador: dc.identifier.otherINCLUSÃO ESCOLAR: PREPARAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921272-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho aborda a importância da sensibilização e do treinamento de professores para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas. O objetivo principal foi investigar como a capacitação docente pode contribuir para a promoção de uma educação mais inclusiva e eficaz para esses alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, para compreender as práticas pedagógicas adotadas e os desafios enfrentados pelos docentes na inclusão de alunos com TEA. Os resultados evidenciaram que a formação contínua dos professores é essencial, pois a falta de conhecimento técnico e emocional sobre o autismo limita a efetividade da inclusão. Além disso, o trabalho destacou que, quando a sensibilização é combinada com o treinamento prático, os professores conseguem adaptar suas práticas pedagógicas às necessidades dos alunos, promovendo um ambiente mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento. Concluiu-se que a formação docente deve ser contínua e integrada, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos, e que as políticas públicas precisam garantir o suporte necessário para que a inclusão seja realizada de forma eficaz. Sugere-se que futuras pesquisas explorem o impacto de modelos de capacitação inovadores, com o uso de tecnologias assistivas e a participação das famílias no processo educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent824 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleSensibilização e Treinamento de Professores sobre Alunos com Autismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons