Sirius: a luz da Ciência brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Laís Estevão-
Autor(es): dc.contributor.authorCoimbra, Débora-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T18:00:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T18:00:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Laís Estevão Moraespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921268-
Resumo: dc.description.abstractA tecnologia é uma realidade recorrente na vida dos jovens, e é uma forte aliada para tornar as tarefas cotidianas mais simples, rápidas e eficientes. A Física Moderna e Contemporânea é responsável pelo desenvolvimento de muitas dessas tecnologias, como fornos micro-ondas, termômetro infravermelho, lasers, exame de raio-x, leitores de códigos de barras e QR codes. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a física dos primórdios do século XX não está acessível na educação básica, pela forma atual de se pensar os currículos, pela formação inicial docente que é engessada em nível nacional e pela oferta escassa de ferramentas para o desenvolvimento do trabalho do professor, que de tão raras são designadas inovações curriculares. Amplos são os clamores na literatura especializada pelo desenvolvimento de instrumentos didáticos bem fundamentados, que contribuam para aproximar os conteúdos vistos em salas de aula com esses temas mais atuais, de forma a facilitar e engajar professoras/es e alunas/os. Durante a trajetória no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), que visa a inserção da educação científica e tecnológica em todos os espaços da educação formal e não formal e que busca desenvolvimento de ações sistemáticas de modo a proporcionar condições para abordagem diferentes temas, projetos e produtos educacionais, desenvolvemos uma sequência didática. Articulando conceitos eletromagnéticos, essa foi pensada tendo o acelerador de partículas Sirius e as pesquisas desenvolvidas em seu laboratório correlato como cenário. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) abrigou a primeira fonte de luz síncrotron do Brasil, chamada UVX, no período entre 1997 e 2019, atualmente é o responsável pela operação do Sirius, inaugurado em 2018. Trata-se de um acelerador de partículas de quarta geração, acelerando elétrons a uma velocidade muito próxima à da luz. As pesquisas são variadas, desde a observação de combustíveis fósseis armazenados no espaço poroso de rochas carbonáticas (linha de luz de micro e nanotomografia de raio-X), até pesquisas pioneiras na área da agricultura com o desenvolvimento de sensores, que possibilitam o monitoramento da quantidade de água e nutrientes no solo, tecnologia voltada ao plantio de soja e cana de açúcar. Nossa sequência didática foi desenvolvida em conformidade à metodologia de pesquisa baseada em design, que consiste no desenho, aplicação, redesenho e então validação das atividades. Esse ebook é a sistematização do redesenho e esse processo todo foi relatado na dissertação de mestrado intitulada INTERAÇÃO RADIAÇÃO MATÉRIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O SIRIUS. A aplicação foi realizada inicialmente junto a trinta alunos e posteriormente com grupo distinto de trinta e um estudantes no contra turno, ao longo das aulas do itinerário formativo de uma escola particular de Uberlândia-MG. Considerando o Sirius um espaço no qual as aplicações da Física Moderna e Contemporânea são pujantes, acreditamos que esse material pode subsidiar diversas atividades, podendo ser utilizado integral ou parcialmente de acordo com as necessidades do/a professor/a. Se preciso, o docente poderá realizar adaptações do material, adequando–o quando necessário em função das diferentes contingências de sua realidade escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.823 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectfísica moderna e contemporâneapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSirius: a luz da Ciência brasileirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons