Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Laís Estevão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coimbra, Débora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T18:00:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T18:00:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Laís Estevão Moraes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921268 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A tecnologia é uma realidade recorrente na vida dos jovens, e é uma forte aliada para tornar as tarefas cotidianas mais simples, rápidas e eficientes. A Física Moderna e Contemporânea é responsável pelo desenvolvimento de muitas dessas tecnologias, como fornos micro-ondas, termômetro infravermelho, lasers, exame de raio-x, leitores de códigos de barras e QR codes. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a física dos primórdios do século XX não está acessível na educação básica, pela forma atual de se pensar os currículos, pela formação inicial docente que é engessada em nível nacional e pela oferta escassa de ferramentas para o desenvolvimento do trabalho do professor, que de tão raras são designadas inovações curriculares. Amplos são os clamores na literatura especializada pelo desenvolvimento de instrumentos didáticos bem fundamentados, que contribuam para aproximar os conteúdos vistos em salas de aula com esses temas mais atuais, de forma a facilitar e engajar professoras/es e alunas/os. Durante a trajetória no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), que visa a inserção da educação científica e tecnológica em todos os espaços da educação formal e não formal e que busca desenvolvimento de ações sistemáticas de modo a proporcionar condições para abordagem diferentes temas, projetos e produtos educacionais, desenvolvemos uma sequência didática. Articulando conceitos eletromagnéticos, essa foi pensada tendo o acelerador de partículas Sirius e as pesquisas desenvolvidas em seu laboratório correlato como cenário. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) abrigou a primeira fonte de luz síncrotron do Brasil, chamada UVX, no período entre 1997 e 2019, atualmente é o responsável pela operação do Sirius, inaugurado em 2018. Trata-se de um acelerador de partículas de quarta geração, acelerando elétrons a uma velocidade muito próxima à da luz. As pesquisas são variadas, desde a observação de combustíveis fósseis armazenados no espaço poroso de rochas carbonáticas (linha de luz de micro e nanotomografia de raio-X), até pesquisas pioneiras na área da agricultura com o desenvolvimento de sensores, que possibilitam o monitoramento da quantidade de água e nutrientes no solo, tecnologia voltada ao plantio de soja e cana de açúcar. Nossa sequência didática foi desenvolvida em conformidade à metodologia de pesquisa baseada em design, que consiste no desenho, aplicação, redesenho e então validação das atividades. Esse ebook é a sistematização do redesenho e esse processo todo foi relatado na dissertação de mestrado intitulada INTERAÇÃO RADIAÇÃO MATÉRIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O SIRIUS. A aplicação foi realizada inicialmente junto a trinta alunos e posteriormente com grupo distinto de trinta e um estudantes no contra turno, ao longo das aulas do itinerário formativo de uma escola particular de Uberlândia-MG. Considerando o Sirius um espaço no qual as aplicações da Física Moderna e Contemporânea são pujantes, acreditamos que esse material pode subsidiar diversas atividades, podendo ser utilizado integral ou parcialmente de acordo com as necessidades do/a professor/a. Se preciso, o docente poderá realizar adaptações do material, adequando–o quando necessário em função das diferentes contingências de sua realidade escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.823 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | física moderna e contemporânea | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Sirius: a luz da Ciência brasileira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Laís Estevão Moraes.pdf | Produto educacional - Laís Estevão Moraes | 6,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921268/2/Produto educacional - Laís Estevão Moraes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons