Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Erika de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T14:03:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T14:03:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_erika_de_souza_intervencao_pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921264 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente projeto teve como objetivo a elaboração e execução de uma Intervenção Pedagógica no ensino de Sociologia em uma turma do 2° do Ensino Médio do Colégio de Aplicação Bel Mario Bezerra da Silva (CAP), uma escola particular, localizada no município de Vitória de Santo Antão - PE. Abordamos durante sete aulas, aspectos do território, vivido e experienciado. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva antropológica, utilizando o diário de bordo a partir de uma metodologia de ensino, na qual o estudante assumiu o papel de protagonista em relação direta com o território por ele habitado. Além da descrição das dinâmicas de construção e aplicação que compreendem essa intervenção pedagógica, realizamos neste texto uma reflexão sobre sua aplicabilidade em outros contextos para professores da Sociologia e de outras áreas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Antropologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Medio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervencao pedagogica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Territorio | pt_BR |
Título: dc.title | Territórios de vida: práticas para a Sociologia no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_erika_de_souza_intervencao_pedagogica.pdf | 14,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921264/2/TCC_erika_de_souza_intervencao_pedagogica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons