O aprofundar da consciência histórica a partir da alteridade: uma proposta didática sobre as igrejas orientais ortodoxas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNIEHUES NETO, João Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T13:47:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T13:47:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-12-
identificador: dc.identifier.otherR - D - JOAO CARLOS NIEHUES NETOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921263-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir e defender o uso do ensino de história, fundamentado didática, metodológica e teoricamente como meio de aprofundamento da consciência histórica dos estudantes a partir da alteridade, mobilizando como meio de reflexão a história e a cultura das Igrejas Orientais Ortodoxas. O produto final da presente dissertação tratar-se-á de um material didático sobre essas comunidades, a ser trabalhado entre alunos da educação básica do Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio, levando a uma discussão sobre como o cristianismo se constituiu de forma diversificada e plural histórica e culturalmente. O eixo teórico-metodológico que embasa nossas investigações é constituído, no campo da investigação histórica, pela história cultural – com particular atenção às noções de práticas e representações – e pela religião material. No campo de investigação do ensino de história, desenvolvemos reflexões junto às discussões sobre a formação da consciência histórica com atenção à função que a alteridade nela desempenha. O trabalho também objetiva contribuir para a construção de um cenário de solidariedade e conhecimento mútuo entre diversos grupos religiosos no cenário brasileiro contemporâneo, ao fazer conexões com as realidades de diversidade cultural que devem ser atendidas por competências e habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12.123 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória do cristianismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectigrejas orientais ortodoxaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória das religiõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReligião Materialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcristianismos orientaispt_BR
Título: dc.titleO aprofundar da consciência histórica a partir da alteridade: uma proposta didática sobre as igrejas orientais ortodoxaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons