O tempo presente como distopia nas HQs produzidas na pandemia de Covid-19 e seus usos no ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEIXOTO, Fabricio Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T13:07:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T13:07:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
identificador: dc.identifier.otherR - D - FABRICIO RIBEIRO PEIXOTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921261-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa trabalhou com os usos de HQs que representam dificuldades e infortúnios que as pessoas passaram durante o confinamento na pandemia de covid- 19, mais especificamente nos anos de 2020 e 2021. Dentre as mais diversas problemáticas existentes nas fontes trabalhadas, optei por destacar o luto, a alteração na percepção do tempo, as dificuldades políticas, econômicas e sociais, os problemas psicológicos decorrentes do confinamento e as fake news. Esta pesquisa pensou o tempo e o tempo histórico e suas abordagens no ensino de história. Para tanto me apoiei em trabalhos desenvolvidos por Reinhardt Koselleck. O recorte temporal abordado foi o tempo presente e para discuti-lo utilizei trabalhos desenvolvidos por Henry Rousso e Hans Ulrich Gumbrecht. Nesta pesquisa analisei a construção da consciência histórica de Rüsen e a literacia histórica de Peter Lee como elementos fundamentais para a orientação temporal das e dos estudantes. Utilizei o conceito do passado prático de Hayden White como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma finalidade útil no ensino de história na Educação Básica. Através dos usos do conceito de distopia de Júlio Bentivoglio pude perceber a pandemia como um tempo distópico. Este foi o principal mote desta pesquisa. Por fim, trouxe as HQs escolhidas como fontes e usei com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. Posteriormente, foi feito um questionário, assim como, foi realizada uma atividade com as e os estudantes para observar sensações e percepções que elas e eles tiveram durante o confinamento pandêmico. A partir das atividades desenvolvidas pude observar se a distopia era perceptível nos trabalhos desenvolvidos. E pude analisar as atividades desenvolvidas pelas turmas como testemunhos que se mostraram como importantes ferramentas na construção da história do tempo presente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.302 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttempopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttempo presentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectdistopiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpandemiapt_BR
Título: dc.titleO tempo presente como distopia nas HQs produzidas na pandemia de Covid-19 e seus usos no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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