
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PEIXOTO, Fabricio Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T13:07:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T13:07:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | R - D - FABRICIO RIBEIRO PEIXOTO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921261 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa trabalhou com os usos de HQs que representam dificuldades e infortúnios que as pessoas passaram durante o confinamento na pandemia de covid- 19, mais especificamente nos anos de 2020 e 2021. Dentre as mais diversas problemáticas existentes nas fontes trabalhadas, optei por destacar o luto, a alteração na percepção do tempo, as dificuldades políticas, econômicas e sociais, os problemas psicológicos decorrentes do confinamento e as fake news. Esta pesquisa pensou o tempo e o tempo histórico e suas abordagens no ensino de história. Para tanto me apoiei em trabalhos desenvolvidos por Reinhardt Koselleck. O recorte temporal abordado foi o tempo presente e para discuti-lo utilizei trabalhos desenvolvidos por Henry Rousso e Hans Ulrich Gumbrecht. Nesta pesquisa analisei a construção da consciência histórica de Rüsen e a literacia histórica de Peter Lee como elementos fundamentais para a orientação temporal das e dos estudantes. Utilizei o conceito do passado prático de Hayden White como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma finalidade útil no ensino de história na Educação Básica. Através dos usos do conceito de distopia de Júlio Bentivoglio pude perceber a pandemia como um tempo distópico. Este foi o principal mote desta pesquisa. Por fim, trouxe as HQs escolhidas como fontes e usei com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. Posteriormente, foi feito um questionário, assim como, foi realizada uma atividade com as e os estudantes para observar sensações e percepções que elas e eles tiveram durante o confinamento pandêmico. A partir das atividades desenvolvidas pude observar se a distopia era perceptível nos trabalhos desenvolvidos. E pude analisar as atividades desenvolvidas pelas turmas como testemunhos que se mostraram como importantes ferramentas na construção da história do tempo presente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9.302 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | tempo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | tempo presente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | distopia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | pandemia | pt_BR |
| Título: dc.title | O tempo presente como distopia nas HQs produzidas na pandemia de Covid-19 e seus usos no ensino de história | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| R - D - FABRICIO RIBEIRO PEIXOTO.pdf | 9,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921261/2/R - D - FABRICIO RIBEIRO PEIXOTO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons