História e memória da FEB: mediação no Museu do Expedicionário e ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, Anderson Fagundes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-27T12:54:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-27T12:54:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
identificador: dc.identifier.otherR - D - ANDERSON FAGUNDES DE MOURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921259-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa apresenta como resultado um produto didático que tem como tema a representação da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial explorada pelo Museu do Expedicionário de Curitiba (MEXP). Através de conceitos como memória, lugar de memória e identidade buscou-se identificar o MEXP enquanto um local privilegiado para divulgar um conjunto de memórias e de como essas podem ser entendidas, discutidas e até mesmo questionadas. As principais estratégias utilizadas foram uma mediação no museu desenvolvida pelo professor e uma análise de depoimentos de excombatentes realizada pelos estudantes. A sala “Dia a dia do combatente” desempenhou o papel de aproximar o aluno da rotina enfrentada pelo soldado brasileiro na Itália com o objetivo de inspirar comparações com a sua própria realidade. A proposta promoveu a interação entre museu, conhecimentos acadêmicos e o ensino escolar com a intenção de construir junto com os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, conhecimento histórico e ao mesmo tempo, contribuir para uma formação integral dos estudantes de modo a ampliar a sua leitura de mundo. O caminho percorrido pelo produto didático foi realizado em três etapas: verificação dos conhecimentos prévios, mediação na sala “Dia a dia do combatente” e trabalho com fontes históricas em âmbito escolar. A experiência privilegiou o poder de observação, o diálogo dos estudantes entre si e com o professor, tendo como fundamentação: as problemáticas históricas, tanto as elaboradas previamente pelo docente quanto às surgidas espontaneamente a partir das intervenções e indagações dos alunos. A pretensão é que este produto didático sirva como uma possibilidade de metodologia que de alguma forma contribua para que outros docentes desenvolvam práticas de ensino de história no MEXP, ou em outros museus militares, que envolvam a discussão a respeito de memória, o acervo em exposição e o uso de fontes históricas em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.734 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectproduto didático; representação; FEB; memória; lugar de memória; identidade; MEXP; conhecimento histórico; formação integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleHistória e memória da FEB: mediação no Museu do Expedicionário e ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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