
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, Anderson Fagundes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T12:54:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T12:54:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | R - D - ANDERSON FAGUNDES DE MOURA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921259 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa apresenta como resultado um produto didático que tem como tema a representação da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial explorada pelo Museu do Expedicionário de Curitiba (MEXP). Através de conceitos como memória, lugar de memória e identidade buscou-se identificar o MEXP enquanto um local privilegiado para divulgar um conjunto de memórias e de como essas podem ser entendidas, discutidas e até mesmo questionadas. As principais estratégias utilizadas foram uma mediação no museu desenvolvida pelo professor e uma análise de depoimentos de excombatentes realizada pelos estudantes. A sala “Dia a dia do combatente” desempenhou o papel de aproximar o aluno da rotina enfrentada pelo soldado brasileiro na Itália com o objetivo de inspirar comparações com a sua própria realidade. A proposta promoveu a interação entre museu, conhecimentos acadêmicos e o ensino escolar com a intenção de construir junto com os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, conhecimento histórico e ao mesmo tempo, contribuir para uma formação integral dos estudantes de modo a ampliar a sua leitura de mundo. O caminho percorrido pelo produto didático foi realizado em três etapas: verificação dos conhecimentos prévios, mediação na sala “Dia a dia do combatente” e trabalho com fontes históricas em âmbito escolar. A experiência privilegiou o poder de observação, o diálogo dos estudantes entre si e com o professor, tendo como fundamentação: as problemáticas históricas, tanto as elaboradas previamente pelo docente quanto às surgidas espontaneamente a partir das intervenções e indagações dos alunos. A pretensão é que este produto didático sirva como uma possibilidade de metodologia que de alguma forma contribua para que outros docentes desenvolvam práticas de ensino de história no MEXP, ou em outros museus militares, que envolvam a discussão a respeito de memória, o acervo em exposição e o uso de fontes históricas em sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.734 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | produto didático; representação; FEB; memória; lugar de memória; identidade; MEXP; conhecimento histórico; formação integral | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | História e memória da FEB: mediação no Museu do Expedicionário e ensino de história | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| R - D - ANDERSON FAGUNDES DE MOURA.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921259/2/R - D - ANDERSON FAGUNDES DE MOURA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons