Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, ANA LÚCIA VIDAL | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, EDILENE DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-24T23:51:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-24T23:51:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921233 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional (PE) foi elaborado como parte da dissertação intitulada “A Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica no Ifac/Campus Rio Branco: uma abordagem dialógica das aprendizagens em contextos inter culturais”, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAC), que resultou na elaboração um material didático instrucional cuja finalidade é auxiliar professores no que diz respeito à elabora ção de roteiros de documentários (RD) em sala de aula. Como argumento da proposta de ensino, foi escolhido o tema da In ternacionalização no Instituto Federal do Acre – Ifac. É consti tuído por um conjunto de oficinas nas quais são trabalhadas as diversas etapas de elaboração de um roteiro de documentário. Essa discussão foi escolhida, tendo em vista que é o tema da dissertação de mestrado a que este PE está vinculado, além de considerarmos que ao processo de internacionalização na educação básica é um instrumento importante no que concer ne a oferta de uma formação integral aos estudantes do ensino médio integrado ao técnico. Espera-se que este material possa servir como um supor te para quem deseja ensinar a produção de roteiros de docu mentários, bem como documentários a partir de temas diver sos que permeiam seu cotidiano. Além disso, intenta-se que a percepção em torno da elaboração desse gênero e os processos de internacionalização desenvolvidos no cerne das instituições federais sejam vistos como uma forma de proporcionar aos estudantes uma formação integrada, baseada nos eixos do Traba lho, da Ciência e da Cultura (Ramos, 2019), tendo em vista que se trata de um tema interdisciplinar. Este trabalho inscreve-se na linha de pesquisa 01- Práti cas educacionais em Educação Profissional e tecnológica (EPT), no Macroprojeto 01- Propostas metodológicas e recursos didá ticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, e é in titulado “Roteiro de documentário sobre a internacionalização: estudantes pelo mundo”. Um documentário, diferente dos filmes ficcionais, é um gênero que gira em torno de uma realidade, o que requer que a história narrada, os discursos e os argumentos apresentados sigam um curso diferente. Diante disso, um roteiro de docu mentário funciona como um gênero cuja finalidade é organi zar os discursos em torno das questões audiovisuais, possibili tando que informações de som e imagem sejam guardadas e arquivadas. A partir disso, esse gênero possibilita a comunica ção em diversas esferas sociais, fazendo-se ouvir em diversas comunidades. Contudo, para que isso ocorra é necessário que saibamos que caminhos seguir, dominar as técnicas de uma narrativa bem feita, o que norteará o caminho da organização dessas informações audiovisuais. É nesse ponto que o roteiro de documentário deve-se fazer presente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8140 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ROTEIRO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | INTERNACIONALIZAÇÃO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | APRENDIZAGEM | pt_BR |
Título: dc.title | ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO: ESTUDANTES PELO MUNDO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE ENSINO ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE final.pdf | 8,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921233/2/PE final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons