ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO: ESTUDANTES PELO MUNDO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ACREpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, ANA LÚCIA VIDAL-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, EDILENE DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-24T23:51:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-24T23:51:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherPE Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921233-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional (PE) foi elaborado como parte da dissertação intitulada “A Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica no Ifac/Campus Rio Branco: uma abordagem dialógica das aprendizagens em contextos inter culturais”, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAC), que resultou na elaboração um material didático instrucional cuja finalidade é auxiliar professores no que diz respeito à elabora ção de roteiros de documentários (RD) em sala de aula. Como argumento da proposta de ensino, foi escolhido o tema da In ternacionalização no Instituto Federal do Acre – Ifac. É consti tuído por um conjunto de oficinas nas quais são trabalhadas as diversas etapas de elaboração de um roteiro de documentário. Essa discussão foi escolhida, tendo em vista que é o tema da dissertação de mestrado a que este PE está vinculado, além de considerarmos que ao processo de internacionalização na educação básica é um instrumento importante no que concer ne a oferta de uma formação integral aos estudantes do ensino médio integrado ao técnico. Espera-se que este material possa servir como um supor te para quem deseja ensinar a produção de roteiros de docu mentários, bem como documentários a partir de temas diver sos que permeiam seu cotidiano. Além disso, intenta-se que a percepção em torno da elaboração desse gênero e os processos de internacionalização desenvolvidos no cerne das instituições federais sejam vistos como uma forma de proporcionar aos estudantes uma formação integrada, baseada nos eixos do Traba lho, da Ciência e da Cultura (Ramos, 2019), tendo em vista que se trata de um tema interdisciplinar. Este trabalho inscreve-se na linha de pesquisa 01- Práti cas educacionais em Educação Profissional e tecnológica (EPT), no Macroprojeto 01- Propostas metodológicas e recursos didá ticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, e é in titulado “Roteiro de documentário sobre a internacionalização: estudantes pelo mundo”. Um documentário, diferente dos filmes ficcionais, é um gênero que gira em torno de uma realidade, o que requer que a história narrada, os discursos e os argumentos apresentados sigam um curso diferente. Diante disso, um roteiro de docu mentário funciona como um gênero cuja finalidade é organi zar os discursos em torno das questões audiovisuais, possibili tando que informações de som e imagem sejam guardadas e arquivadas. A partir disso, esse gênero possibilita a comunica ção em diversas esferas sociais, fazendo-se ouvir em diversas comunidades. Contudo, para que isso ocorra é necessário que saibamos que caminhos seguir, dominar as técnicas de uma narrativa bem feita, o que norteará o caminho da organização dessas informações audiovisuais. É nesse ponto que o roteiro de documentário deve-se fazer presente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8140pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectROTEIROpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINTERNACIONALIZAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
Título: dc.titleROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO: ESTUDANTES PELO MUNDOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE ENSINO ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons