Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, JOÃO DE LIMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, JOSÉ JÚLIO CÉSARO DO NASCIMENTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-24T23:31:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-24T23:31:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921232 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia foi elaborado com o objetivo de apoiar sua prática docente, oferecendo estratégias inovadoras para tornar as aulas de História mais envolventes e eficazes. Estudos recentes mostram que os métodos tradicionais de ensino, baseados apenas na exposição oral, muitas vezes não são suficientes para captar o interesse e a participação ativa dos alunos. Por isso, é essencial que busquemos novas abordagens para alcançar melhores resultados. Uma das metodologias que proponho neste guia é a gamificação, uma abordagem que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais interativo e prazeroso. A ludicidade proporcionada pelos jogos pode transformar conceitos históricos complexos em experiências envolventes e significativas para os alunos. A gamificação pode desempenhar um papel crucial na dinâmica da sala de aula. Ao integrar jogos no processo de ensino, você poderá promover maior interação entre os alunos, entre o professor e os alunos, e também entre os alunos e o conteúdo histórico estudado. Além disso, os jogos podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como seguir regras, trabalhar em equipe, aprender com os erros e manter um espírito de competição saudável. Este guia tem a intenção de ser um recurso valioso para ajudá-lo a criar aulas de História mais dinâmicas e participativas. Espero que as estratégias apresentadas aqui contribuam para um ensino mais envolvente e eficaz. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 8010KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | JOGOS | - |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | - |
Palavras-chave: dc.subject | HISTÓRIA REGIONAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | CRITICA SOCIAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | LUDICIDADE | - |
Palavras-chave: dc.subject | CULTURA | - |
Título: dc.title | RPG: COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL NO CAMPUS RIO BRANCO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE ENSINO ORIENTADA | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto.pdf | 8,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921232/2/Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons