Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITÃO, LUCINEY ARAÚJO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, JOSINA MARIA PONTES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, RENATA GOMES DE ABREU | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-24T20:58:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-24T20:58:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_VERSAO_FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921231 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional surgiu a partir de imersão no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), considerando a linha de pesquisa em P(ErPátTic),asMacErdoupcraotjievtaos 3 e–mPráEtidcauscaEçdãoucatPivroafsisnsioonCaul rríeculoTeIncnteoglóragdicoa. Assim, o produto objetiva apresentar um caderno de proposições temáticas que contribua para qualificar as práticas educativas e avaliações integradas no âmbito do ensino médio integrado. Dessa forma, o produto é resultado de pesquisa ancorada no materialismo histórico e dialético, para o qual concorreram pesquisa bibliográfica e documental, assim como entrevistas com professores da área de Ciências Sociais, realizadas no ano de 2023, mediante roteiro semiestruturado. Como resultado, apresenta proposições para o ensino de Sociologia nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre – Ifac, Campus Rio Branco, nos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação e Infraestrutura. Sua construção se tornou necessária considerando a necessidade de atualização das ementas e revisão dos Projetos Político-Pedagógicos de Cursos. Mais do que isso, no reconhecimento de que a organização temática da disciplina favorece a interdisciplinaridade e, por conseguinte, as avaliações integradas, tendo como horizonte a formação integral. A construção de uma escrita sensível foi fundamental para apontar caminhos para uma proposição de conteúdos a serem desenvolvidos no âmbito do ensino médio integrado ao técnico, considerando as vivências e percepções dos docentes sobre as temáticas a serem abordadas, os eixos tecnológicos do Campus Rio Branco e a necessidade de integração com disciplinas das áreas básicas e técnicas, metodologias didático-pedagógicas, a existência de um currículo oculto empregado pelos docentes para atender especificidades de cada eixo tecnológico ou curso e, principalmente, a carga horária letiva semanal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1460kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio integrado ao técnico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Sociologia no Ensino Médio Integrado ao Técnico no Instituto Federal do Acre | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_VERSAO_FINAL.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921231/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_VERSAO_FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons