Sociologia no Ensino Médio Integrado ao Técnico no Instituto Federal do Acre

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ACREpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEITÃO, LUCINEY ARAÚJO-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, JOSINA MARIA PONTES-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, RENATA GOMES DE ABREU-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-24T20:58:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-24T20:58:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_VERSAO_FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921231-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional surgiu a partir de imersão no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), considerando a linha de pesquisa em P(ErPátTic),asMacErdoupcraotjievtaos 3 e–mPráEtidcauscaEçdãoucatPivroafsisnsioonCaul rríeculoTeIncnteoglóragdicoa. Assim, o produto objetiva apresentar um caderno de proposições temáticas que contribua para qualificar as práticas educativas e avaliações integradas no âmbito do ensino médio integrado. Dessa forma, o produto é resultado de pesquisa ancorada no materialismo histórico e dialético, para o qual concorreram pesquisa bibliográfica e documental, assim como entrevistas com professores da área de Ciências Sociais, realizadas no ano de 2023, mediante roteiro semiestruturado. Como resultado, apresenta proposições para o ensino de Sociologia nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre – Ifac, Campus Rio Branco, nos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação e Infraestrutura. Sua construção se tornou necessária considerando a necessidade de atualização das ementas e revisão dos Projetos Político-Pedagógicos de Cursos. Mais do que isso, no reconhecimento de que a organização temática da disciplina favorece a interdisciplinaridade e, por conseguinte, as avaliações integradas, tendo como horizonte a formação integral. A construção de uma escrita sensível foi fundamental para apontar caminhos para uma proposição de conteúdos a serem desenvolvidos no âmbito do ensino médio integrado ao técnico, considerando as vivências e percepções dos docentes sobre as temáticas a serem abordadas, os eixos tecnológicos do Campus Rio Branco e a necessidade de integração com disciplinas das áreas básicas e técnicas, metodologias didático-pedagógicas, a existência de um currículo oculto empregado pelos docentes para atender especificidades de cada eixo tecnológico ou curso e, principalmente, a carga horária letiva semanal.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1460kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médio integrado ao técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículo integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
Título: dc.titleSociologia no Ensino Médio Integrado ao Técnico no Instituto Federal do Acrept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADApt_BR
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