Tecnologia Social da Memória: preservando a memória da Rede Federal

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ACREpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA JUNIOR, HILDO FERREIRA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBREGAT, MARIA CRISTINA-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, JOSINA MARIA PONTES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-24T20:29:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-24T20:29:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Tecnologia Social da Memória - preservando a memória da Rede Federalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921230-
Resumo: dc.description.abstractA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com suas raízes nas Escolas de Aprendizes Artífices fundadas em 1909, é um dos pilares do sistema educacional brasileiro. Ao longo de mais de um século, consolidou-se como referência na formação técnica, além de ser uma comunidade rica em histórias, experiências e saberes que têm moldado o desenvolvimento educacional e social do país. Formalmente instituída pela Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal abrange os Institutos Federais, os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II, a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e as escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais. Essas instituições desempenham um papel essencial na formação técnico-profissional, refletindo a diversidade e a complexidade social e cultural do Brasil. A preservação das memórias dessa Rede é fundamental para valorizar as contribuições de todos aqueles que, com dedicação e compromisso, construíram essa trajetória ao longo do tempo. Como destaca Frigotto (2018), a memória institucional é indispensável para a construção de uma narrativa coesa, integrando as diversas etapas e desafios enfrentados ao longo de mais de um século de existência. Nesse contexto, este caderno de orientações foi elaborado para apoiar educadores, gestores e membros da comunidade da Rede Federal no resgate, organização e divulgação dessas memórias. O material resulta de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e utiliza a metodologia da Tecnologia Social da Memória, proposta pelo Museu da Pessoa. A história oral, como eixo metodológico central, permite captar e valorizar relatos individuais que, juntos, formam um mosaico rico da memória coletiva da Rede. Essa abordagem inclusiva oferece voz àqueles cujas experiências, muitas vezes ausentes dos registros oficiais, são cruciais para uma compreensão ampla e plural da história institucional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9359KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMEMÓRIA NISTITUCIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTECNOLOGIA SOCIAL DA MEMÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectREDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHISTÓRIA ORALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIFACpt_BR
Título: dc.titleTecnologia Social da Memória: preservando a memória da Rede Federalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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