ENSINO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA INTERCULTURAL – POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE ESCOLA INDÍGENA E NÃO INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALES, Maria do Socorro,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-24T11:29:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-24T11:29:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA INTERCULTURAL – POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE ESCOLA INDÍGENA E NÃO INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921224-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa atuou no sentido de promover possibilidades de um ensino de História como prática intercultural – a partir do diálogo entre uma escola indígena e outra não indígena, na construção do conhecimento histórico. Trata-se do Colégio Estadual Professor Nelson Barros, localizado em Salvador, e o Colégio Estadual Indígena José Zacarias, situado no Território Kiriri, município baiano de Banzaê no norte do estado. A partir da interação entre professores das duas unidades buscamos desenvolver uma proposta de ensino pautada no conceito de interculturalidade crítica e orientada pela perspectiva decolonial que contemple a História e a cultura indígena baiana. O estudo intenciona contribuir com uma maior inserção da temática indígena no Ensino de História na educação básica da Bahia, a partir da contribuição que o diálogo entre a escola indígena e não indígena podem trazer, ampliando a abordagem sobre os povos originários do estado da Bahia no currículo da disciplina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Temática Indígena; Interculturalidade; Decolonialidadept_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA INTERCULTURAL – POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE ESCOLA INDÍGENA E NÃO INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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