
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SALES, Maria do Socorro, | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-24T11:29:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-24T11:29:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA INTERCULTURAL – POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE ESCOLA INDÍGENA E NÃO INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921224 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa atuou no sentido de promover possibilidades de um ensino de História como prática intercultural – a partir do diálogo entre uma escola indígena e outra não indígena, na construção do conhecimento histórico. Trata-se do Colégio Estadual Professor Nelson Barros, localizado em Salvador, e o Colégio Estadual Indígena José Zacarias, situado no Território Kiriri, município baiano de Banzaê no norte do estado. A partir da interação entre professores das duas unidades buscamos desenvolver uma proposta de ensino pautada no conceito de interculturalidade crítica e orientada pela perspectiva decolonial que contemple a História e a cultura indígena baiana. O estudo intenciona contribuir com uma maior inserção da temática indígena no Ensino de História na educação básica da Bahia, a partir da contribuição que o diálogo entre a escola indígena e não indígena podem trazer, ampliando a abordagem sobre os povos originários do estado da Bahia no currículo da disciplina. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Temática Indígena; Interculturalidade; Decolonialidade | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA INTERCULTURAL – POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE ESCOLA INDÍGENA E NÃO INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Maria Sales - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921224/2/Dissertação Maria Sales - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons