CYBER SEGREDO : UM SERIOUS GAME PARA SUPORTE AO ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Demair-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Mário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-23T22:03:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-23T22:03:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao_Demair_FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921222-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo se insere no contexto da crescente conectividade da sociedade, especialmente das novas gerações, destacando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras para promover a aprendizagem eficaz e engajada. Dentre essas abordagens, a gamificação se destaca, pois busca envolver os estudantes de forma participativa em seu próprio processo de aprendizagem, utilizando narrativas para alterar o contexto de uma atividade rotineira. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal desenvolver um jogo para o ensino e aprendizagem da disciplina de Segurança da Informação. Os sujeitos da pesquisa foram definidos através de levantamento e análise das notas dos estudantes na disciplina de segurança da informação, e aqueles que apresentaram a menor mediana tornaram-se a amostra da pesquisa. A metodologia utilizada neste estudo caracteriza-se, quanto à finalidade: pesquisa aplicada; quanto à natureza: pesquisa experimental; quanto à forma de abordagem: quali-quantitativa; quanto aos objetivos: pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica. Para tanto, com o intuito de atingir os objetivos propostos foi definido um percurso metodológico composto pelas seguintes etapas: Pesquisa Bibliográfica (PB); Levantamento de dados através do banco de dados da Instituição; Análise de documentos; e, Desenvolvimento do Produto Educacional (PE). Realizada a Pesquisa, todos os requisitos e características coletados, partiu-se para o processo de desenvolvimento do aplicativo educacional “CYBER SEGREDO”. Esse processo de criação envolveu a identificação das necessidades dos alunos e professores, com base na ementa do curso, a definição do gênero do jogo (RPG), a escolha da plataforma de desenvolvimento (PixiJS), e definição do enredo, o qual apresenta uma narrativa envolvente, onde os estudantes enfrentam desafios virtuais para neutralizar um ataque hacker e restaurar a ordem na escola. Os sujeitos participantes das etapas de Aplicação e Avaliação quantitativa e qualitativa do PE foram estudantes do 3º ano do curso de manutenção e suporte em informática do campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O resultado do IQR aponta que a maioria das perguntas possui um IQR de 0, indicando uma alta concentração dos dados em torno de um valor específico. A análise demonstra ainda que todos os participantes classificaram o jogo como "totalmente adequado" em termos de interatividade e objetivos, com um IQR de 0, demonstrando unanimidade. O jogo foi bem avaliado pela sua facilidade de entendimento, relevância e eficácia, com potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino em aulas de segurança da informação. Na questão sobre clareza, 62,5% consideraram o jogo "totalmente adequado" e 37,5% "adequado", com um IQR de 1, indicando menor concentração de respostas nessa área. O CYBER SEGREDO, portanto, pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de segurança da informação, pois o jogo não apenas propiciou uma experiência educativa e estimulante, mas também proporcionou uma forma divertida e interativa de aprendizado e avaliação, contribuindo para um ambiente de sala de aula mais dinâmico e participativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,5 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectaplicativo educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegurança da informaçãopt_BR
Título: dc.titleCYBER SEGREDO : UM SERIOUS GAME PARA SUPORTE AO ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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