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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Demair | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Mário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-23T22:03:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-23T22:03:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_Demair_FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921222 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo se insere no contexto da crescente conectividade da sociedade, especialmente das novas gerações, destacando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras para promover a aprendizagem eficaz e engajada. Dentre essas abordagens, a gamificação se destaca, pois busca envolver os estudantes de forma participativa em seu próprio processo de aprendizagem, utilizando narrativas para alterar o contexto de uma atividade rotineira. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal desenvolver um jogo para o ensino e aprendizagem da disciplina de Segurança da Informação. Os sujeitos da pesquisa foram definidos através de levantamento e análise das notas dos estudantes na disciplina de segurança da informação, e aqueles que apresentaram a menor mediana tornaram-se a amostra da pesquisa. A metodologia utilizada neste estudo caracteriza-se, quanto à finalidade: pesquisa aplicada; quanto à natureza: pesquisa experimental; quanto à forma de abordagem: quali-quantitativa; quanto aos objetivos: pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica. Para tanto, com o intuito de atingir os objetivos propostos foi definido um percurso metodológico composto pelas seguintes etapas: Pesquisa Bibliográfica (PB); Levantamento de dados através do banco de dados da Instituição; Análise de documentos; e, Desenvolvimento do Produto Educacional (PE). Realizada a Pesquisa, todos os requisitos e características coletados, partiu-se para o processo de desenvolvimento do aplicativo educacional “CYBER SEGREDO”. Esse processo de criação envolveu a identificação das necessidades dos alunos e professores, com base na ementa do curso, a definição do gênero do jogo (RPG), a escolha da plataforma de desenvolvimento (PixiJS), e definição do enredo, o qual apresenta uma narrativa envolvente, onde os estudantes enfrentam desafios virtuais para neutralizar um ataque hacker e restaurar a ordem na escola. Os sujeitos participantes das etapas de Aplicação e Avaliação quantitativa e qualitativa do PE foram estudantes do 3º ano do curso de manutenção e suporte em informática do campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O resultado do IQR aponta que a maioria das perguntas possui um IQR de 0, indicando uma alta concentração dos dados em torno de um valor específico. A análise demonstra ainda que todos os participantes classificaram o jogo como "totalmente adequado" em termos de interatividade e objetivos, com um IQR de 0, demonstrando unanimidade. O jogo foi bem avaliado pela sua facilidade de entendimento, relevância e eficácia, com potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino em aulas de segurança da informação. Na questão sobre clareza, 62,5% consideraram o jogo "totalmente adequado" e 37,5% "adequado", com um IQR de 1, indicando menor concentração de respostas nessa área. O CYBER SEGREDO, portanto, pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de segurança da informação, pois o jogo não apenas propiciou uma experiência educativa e estimulante, mas também proporcionou uma forma divertida e interativa de aprendizado e avaliação, contribuindo para um ambiente de sala de aula mais dinâmico e participativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,5 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | aplicativo educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança da informação | pt_BR |
Título: dc.title | CYBER SEGREDO : UM SERIOUS GAME PARA SUPORTE AO ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao_Demair_FINAL.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921222/2/Dissertacao_Demair_FINAL.pdfDownload |
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