O CONSELHO DE CLASSE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFSC, CAMPUS JARAGUÁ DO SUL - CENTRO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E DEMOCRÁTICA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProfEPT - IFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZIMMERMANN, Kély Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorALBERTO, Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-23T21:51:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-23T21:51:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-23-
identificador: dc.identifier.otherO CONSELHO DE CLASSE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFSC, CAMPUS JARAGUÁ DO SUL - CENTRO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E DEMOCRÁTICA.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921221-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de reflexões e discussões realizadas no ProfEPT do Instituto Federal Catarinense – IFC, Campus Blumenau, cujo objetivo gravitou em torno do conhecer e compreender a funcionalidade do Conselho de Classe, bem como a organização do trabalho pedagógico nos Institutos Federais – IFs. Tomando consciência de que o Conselho de Classe constitui um espaço de diálogo, reflexão e compreensão das práticas pedagógicas, foi possível repensar a estrutura dos processos da aprendizagem como um todo, visando contextualizar a práxis educativa com o cotidiano dos sujeitos do processo. Razão pela qual surgiu o interesse pela temática: “O Conselho de Classe e a organização do trabalho pedagógico nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC, Campus Jaraguá do Sul – Centro: uma construção coletiva e democrática”. A escolha pela Instituição se deu pelo fato da pesquisadora trabalhar como Orientadora Pedagógica na Instituição. A pesquisa está inserida na linha “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”, sobretudo no Macroprojeto 6, denominado Organização de espaços pedagógicos na EPT, que “abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos”. Trata-se de uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, portanto, os envolvidos não apenas informaram e pensaram sobre a realidade da instituição, mas também, durante o processo de sua elaboração e execução agiram como sujeitos ativos. A realização da pesquisa decorreu nos anos letivos de 2023 e 2024, tendo como participantes a equipe multidisciplinar e docentes envolvidos nos cursos integrados. O trabalho final resultou no produto educacional intitulado “ Minuta dos Conselhos de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC, Campus Jaraguá do Sul - Centro”, materializando a organização didático-pedagógica dos Conselhos de Classe dos cursos. Em suma, o referencial teórico desta pesquisa foi respaldado com as contribuições de autores como Dalben (1994), Cruz (2005), Guerra (2010), Freire (2006), Luckesi (2011), Saviani (2003), Libâneo (2005) entre outros que promovem o suporte teórico das discussões propostas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConselho de Classe Participativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada Docentept_BR
Título: dc.titleO CONSELHO DE CLASSE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFSC, CAMPUS JARAGUÁ DO SUL - CENTRO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E DEMOCRÁTICA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memóriaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons