Identidade, linguagem e escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRufino, Senna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-24T21:06:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-24T21:06:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/10131-
identificador: dc.identifier.otherIdentidade, linguagem e escolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921211-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos anos, os pesquisadores que trabalham com disciplinas ligadas às ciências sociais têm apresentado um interesse intenso em questões relativas à identidade e linguagem, principalmente, ao tratarem de temas relacionados a gênero, sexualidade, nacionalismo, conflitos étnicos e cultura. A relevância atribuída a tais elementos é, também, devido à posição de centralidade e da complexidade de tais conceitos, sejam como elementos a serem explicados ou como componentes que possuem força explicativa. Dessa forma, o presente estudo objetivou refletir sobre a conexão entre linguagem e identidade no processo de construção social do sujeito na escola. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica. O estudo indicou que a linguagem e a identidade apresentam um caráter indissolúvel; que podem ser (re)criadas em contextos específicos de inclusão ou exclusão; que são dinâmicas; e que a escola pode atuar como um elemento fortalecedor ou dizimador das identidades humanas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeEletrônicopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade, Linguagem, Escolapt_BR
Título: dc.titleIdentidade, linguagem e escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseDoutoradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInclusãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons