Harmonia na aprendizagem: integrando as tecnologias aos conhecimentos indígenas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRufino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-24T20:35:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-24T20:35:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-09-
identificador: dc.identifier.otherHarmonia na aprendizagem::integrando as tecnologias aos conhecimentos indígenaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921210-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é uma exploração sobre o entrelaçamento da educação escolar indígena brasileira, das tecnologias educacionais digitais e da Teoria da Representação Social de Moscovici no contexto de um mundo globalizado. Ao debruçar-se sobre a Teoria de Moscovici, esta obra contém informações sobre o modo como as visões indígenas influenciam e são influenciadas pelas normas sociais. Entender esse quadro teórico é elementar para incorporar o conhecimento indígena aos currículos educativos, promovendo o respeito e o diálogo entre os diversos grupos culturais. Além disso, o presente estudo sublinha o papel das tecnologias digitais ao colmatar lacunas geográficas e sociais, permitindo que os estudantes indígenas participem ativamente da sua educação escolar e do seu futuro. Tal integração incentiva para que as vozes dos povos originários sejam incluídas nas discussões nacionais e globais. A presente publicação serve como uma contribuição acadêmica e um guia para a implementação de estratégias educacionais, culturalmente sensíveis e tecnologicamente avançadas, visando à equidade social e à sustentabilidade; celebra os intelectos indígenas; defende uma educação equitativa; aproveita o potencial das ferramentas digitais e reconhece o impacto das perspectivas minoritarizadas na formação da compreensão coletiva. É ainda, um aquecimento para o coração de quem ama a boa escrita, pois seu conteúdo desliza suavemente ao gosto requintado de um leitor, enquanto agrega sofisticação e beleza à interpretação do tema. É perceptível o fato da autora, de forma meticulosa, usufruir de diferentes vocabulários, tornando a mensagem fluida e prazerosa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf- eletrônicopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subject1. Indígenas - Educação. 2. Tecnologia educacional. 3. Inclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleHarmonia na aprendizagem: integrando as tecnologias aos conhecimentos indígenaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação - Mestradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInclusão socialpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons