Automutilação em contextos escolares: proposta formativa para docentes da educação básica

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmorim, Fabiane Maria Baracho Gama de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-23T19:39:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-23T19:39:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-23-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Fabiane_Baracho_Intervencao_Pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921205-
Resumo: dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo descrever a experiência de ensino que combinou uma intervenção pedagógica com a produção de material didático no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia e Rede (ProfSocio). A intervenção consistiu na oferta de um curso de curta duração, que visou orientar e apoiar os docentes que lidam com situações contemporâneas de automutilação entre jovens estudantes. A intervenção pedagógica buscou compreender como a automutilação ocorre entre os jovens e ouvir os professores para entender como o diálogo sobre essa temática está sendo conduzido atualmente nas escolas. O curso foi realizado todas as terças e quintas-feiras, de 09 de abril a 02 de maio de 2024, das 19h às 21h, na plataforma Google Meet, de forma síncrona, contamos com doze participantes. A carga horária total do curso foi de 16h. O Curso foi oferecido a docentes da educação básica de todas as áreas de conhecimento. A intervenção abordou o conceito e os impactos da automutilação, com foco especial na autolesão deliberada e nos fatores sociais que contribuem para esse fenômeno. Destaca-se que, na ausência de orientação adequada, a automutilação representa um desafio significativo para as escolas e a comunidade educacional como um todo. Nesse sentido, o principal objetivo foi capacitar os docentes, fornecendo informações e formação baseadas na sociologia, para que pudessem compreender melhor esse fenômeno complexo. Ao oferecer esse suporte educacional, o curso buscou apresentar aos professores ferramentas para identificar sinais de automutilação, promover um ambiente de apoio e intervenção adequada, e ajudar a comunidade escolar a lidar com essa questão delicada e cada vez mais prevalente entre os jovens. Portanto, o material desenvolvido visa não apenas a informar, mas também capacitar os professores a lidar com a automutilação, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro, de escuta e consolidação do conhecimento com um olhar sociológico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.3KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectautomutilaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectintervençãopt_BR
Título: dc.titleAutomutilação em contextos escolares: proposta formativa para docentes da educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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