Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Fabiane Maria Baracho Gama de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-23T19:39:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-23T19:39:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Fabiane_Baracho_Intervencao_Pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921205 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo descrever a experiência de ensino que combinou uma intervenção pedagógica com a produção de material didático no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia e Rede (ProfSocio). A intervenção consistiu na oferta de um curso de curta duração, que visou orientar e apoiar os docentes que lidam com situações contemporâneas de automutilação entre jovens estudantes. A intervenção pedagógica buscou compreender como a automutilação ocorre entre os jovens e ouvir os professores para entender como o diálogo sobre essa temática está sendo conduzido atualmente nas escolas. O curso foi realizado todas as terças e quintas-feiras, de 09 de abril a 02 de maio de 2024, das 19h às 21h, na plataforma Google Meet, de forma síncrona, contamos com doze participantes. A carga horária total do curso foi de 16h. O Curso foi oferecido a docentes da educação básica de todas as áreas de conhecimento. A intervenção abordou o conceito e os impactos da automutilação, com foco especial na autolesão deliberada e nos fatores sociais que contribuem para esse fenômeno. Destaca-se que, na ausência de orientação adequada, a automutilação representa um desafio significativo para as escolas e a comunidade educacional como um todo. Nesse sentido, o principal objetivo foi capacitar os docentes, fornecendo informações e formação baseadas na sociologia, para que pudessem compreender melhor esse fenômeno complexo. Ao oferecer esse suporte educacional, o curso buscou apresentar aos professores ferramentas para identificar sinais de automutilação, promover um ambiente de apoio e intervenção adequada, e ajudar a comunidade escolar a lidar com essa questão delicada e cada vez mais prevalente entre os jovens. Portanto, o material desenvolvido visa não apenas a informar, mas também capacitar os professores a lidar com a automutilação, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro, de escuta e consolidação do conhecimento com um olhar sociológico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.3KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | automutilação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | intervenção | pt_BR |
Título: dc.title | Automutilação em contextos escolares: proposta formativa para docentes da educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FABIANE BARACHO TCC_FINAL.pdf | 8,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921205/2/FABIANE BARACHO TCC_FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons