Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferraz, Veridiana Merque | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Sara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-21T20:19:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-21T20:19:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Laboratório de Eficiência energética: educação para um futuro sustentável | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921195 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No cenário contemporâneo, onde os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, a eficiência energética surge como uma temática crucial porque envolve múltiplas dimensões ambiental, econômica, social e tecnológica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das atividades práticas em laboratório de eficiência energética na escola Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUPHH), em Blumenau SC, na contribuição no desenvolvimento acadêmico dos estudantes do ensino médio integrado ao curso técnico em administração. Essa análise buscou entender as práticas educacionais que promovem o consumo consciente de energia elétrica e a eficiência energética, e como essas atividades práticas influenciaram positivamente na educação e na formação dos estudantes. No contexto da educação profissional e tecnológica, entender sobre a eficiência energética é fundamental para formar profissionais capacitados a desenvolver soluções sustentáveis e eficientes em suas áreas de atuação. O laboratório de eficiência energética do CEDUPHH se apresenta como uma arena prática onde os estudantes vivenciaram e internalizaram os conceitos associados ao consumo consciente de energia e os impactos sociais e ambientais. Este estudo empregou uma abordagem qualitativa e exploratória, ancorada na metodologia de pesquisa-ação. Trinta estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico em administração participaram das atividades práticas. Nestas atividades foram utilizados equipamentos didáticos práticos para treinamentos em instalações residenciais, prediais e industriais, destacando a relevância da eficiência energética em diferentes contextos e seus aspectos sociais, ambientais e econômicos. Antes da intervenção no laboratório, foi avaliado o grau de compreensão dos estudantes sobre eficiência energética através de um questionário. Essa avaliação inicial forneceu uma linha de base para mensurar o impacto educacional das atividades práticas. Após a intervenção em laboratório, os mesmos estudantes realizaram o mesmo questionário e assim foi realizado um comparativo de ante e depois da sequência didática. O foco não foi apenas avaliar o entendimento sobre eficiência energética, mas entender como as atividades práticas influenciaram o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Essa influência é avaliada não apenas em termos de conhecimento, mas também na capacidade dos estudantes de aplicar o aprendizado em contextos práticos, bem como sua conscientização sobre a importância da eficiência energética na sociedade contemporânea. A sequência didática realizada, transforma o laboratório em um ambiente rico em aprendizado. A análise textual descritiva foi empregada para decodificar e interpretar os dados obtidos, permitindo identificar mudanças no entendimento e comportamento dos estudantes. O produto educacional desenvolvido nesta pesquisa foi uma sequência didática em laboratório de eficiência energética, que é apresentada em forma de e-book. Este projeto está inserido na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente no Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,0MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Eficiência energética | pt_BR |
Título: dc.title | Laboratório de Eficiência Energética: educação para um futuro sustentável | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | produção de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional de eficiencia energetica.pdf | e-book | 3.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921195/2/Produto Educacional de eficiencia energetica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons