
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA, Melanilce Karla da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-21T20:14:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-21T20:14:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_mksbatista.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921194 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo a apresentação de sequência didática, realizada como produto de pesquisa para o Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia na linha de pesquisa Juventudes e temas contemporâneos com ênfase no ensino da Sociologia. A Sociologia possui muitos temas relevantes e sua importância está consolidada na formação de um jovem crítico e consciente da realidade. Considerando essa situação, observa-se os hábitos de leitura dos jovens que frequentam a EEEP Mário Alencar. Para a análise foi realizado um projeto de intervenção, instrumentalizado a partir da construção de uma sequência didática, utilizando como inspiração a metodologia de ensino referenciada na pedagogia histórico-crítica, concebida pelo professor João Luiz Gasparin, priorizando diálogos e reflexões sobre os conteúdos estudados em sala de aula, com a leitura do conto A Loteria de Shirley Jackson e a aplicação de um projeto literário escolar, a Ciranda de Leitura, onde o objetivo principal é usar a literatura como ferramenta para o ensino da Sociologia. As aulas foram planejadas para as turmas da primeira e segunda série do Ensino Médio da EEEP Mário Alencar, levando em consideração a conjuntura da disponibilidade de horários e as atividades cotidianas, bem como as atitudes dos jovens em relação à leitura do livro O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, que foi o nosso objeto de análise. A intervenção pedagógica foi realizada durante o horário de aula, em formato de rodas de conversa, o que possibilitou uma maior interação entre os alunos e a professora. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,4mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventudes. | pt_BR |
| Título: dc.title | A SOCIOLOGIA E A LITERATURA: AMPLIANDO O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_mksbatista.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921194/2/2024_dis_mksbatista.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons