A SOCIOLOGIA E A LITERATURA: AMPLIANDO O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA, Melanilce Karla da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-21T20:14:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-21T20:14:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-21-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_mksbatista.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921194-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo a apresentação de sequência didática, realizada como produto de pesquisa para o Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia na linha de pesquisa Juventudes e temas contemporâneos com ênfase no ensino da Sociologia. A Sociologia possui muitos temas relevantes e sua importância está consolidada na formação de um jovem crítico e consciente da realidade. Considerando essa situação, observa-se os hábitos de leitura dos jovens que frequentam a EEEP Mário Alencar. Para a análise foi realizado um projeto de intervenção, instrumentalizado a partir da construção de uma sequência didática, utilizando como inspiração a metodologia de ensino referenciada na pedagogia histórico-crítica, concebida pelo professor João Luiz Gasparin, priorizando diálogos e reflexões sobre os conteúdos estudados em sala de aula, com a leitura do conto A Loteria de Shirley Jackson e a aplicação de um projeto literário escolar, a Ciranda de Leitura, onde o objetivo principal é usar a literatura como ferramenta para o ensino da Sociologia. As aulas foram planejadas para as turmas da primeira e segunda série do Ensino Médio da EEEP Mário Alencar, levando em consideração a conjuntura da disponibilidade de horários e as atividades cotidianas, bem como as atitudes dos jovens em relação à leitura do livro O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, que foi o nosso objeto de análise. A intervenção pedagógica foi realizada durante o horário de aula, em formato de rodas de conversa, o que possibilitou uma maior interação entre os alunos e a professora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,4mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes.pt_BR
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA E A LITERATURA: AMPLIANDO O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons