“OBRIGADO(A) POR LEMBRAR O MEU NOME”: UMA CARTILHA DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES TRANS NA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACEDO, Ingrid Pontes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-21T18:01:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-21T18:01:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-21-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_ipmacedo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921192-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação narra a experiência de uma professora que, ao tentar implementar uma intervenção pedagógica contra a homofobia e transfobia em sua escola, encontra resistência significativa da comunidade escolar. O relato minucioso explora o contexto, evidenciando obstáculos e práticas sociais arraigadas no universo escolar, que inviabilizaram a atividade inicialmente proposta. A resistência, permeada por preconceitos, desinformação e medo, é, aqui, objeto de análise. Diante dos impasses, não apenas documentam-se as dificuldades enfrentadas, como também propõe-se uma alternativa inovadora. Uma cartilha, inspirada nas experiências e em uma sequência didática com a eletiva de Gênero e Diversidade e outras atividades, será delineada como estratégia para abordar gênero e sexualidade de maneira mais ampla e inclusiva. Essa proposta visa superar as barreiras identificadas na experiência inicial, promovendo uma abordagem educativa mais eficaz com o objetivo de sensibilizar os docentes. Destaca-se o desafio inerente de abordar gênero e sexualidade na educação, especialmente para professores/as de ciências humanas e sociologia. A pesquisadora reconhece como esse tema atravessa não apenas a prática profissional, mas também sua própria subjetividade. Acredita-se que o trabalho pode contribuir não apenas para a compreensão das dinâmicas escolares frente a questões de diversidade, mas também para a reflexão sobre a complexidade inerente ao ensino de temas sensíveis e desafiadores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,9mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHomofobia;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransfobia;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógica.pt_BR
Título: dc.title“OBRIGADO(A) POR LEMBRAR O MEU NOME”: UMA CARTILHA DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES TRANS NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons