
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sirneto Vicente da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Daniele Kelly Lima de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Eliomar Araújo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-20T15:20:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-20T15:20:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Pesquisas em Pedagogia Avaliação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921172 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação é um complexo permeado por múltiplas determinações, as quais introduzem na escola, a cada época, concepções diversas acerca dos processos de ensino e aprendizagem. Tais determinações, terminam por fomentar debates, direcionando o olhar de estudantes e docentes para a investigação de determinados objetos de estudo, instigando-lhes a desenvolverem pesquisas que partem de questões com vistas à compreensão do contexto em que se desenvolve o processo educacional. Este livro, intitulado “Pesquisas em Pedagogia: Avaliação, Docência e Práticas Pedagógicas”, tem como objetivo socializar pesquisas realizas por graduandos e graduandas sob a orientação de docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e apresentar, mesmo que de forma suscinta, as diversas temáticas que vêm sendo estudadas nos últimos anos. Conforme expressa o título da obra, as pesquisas que compõem esta coletânea são resultantes de investigações científicas, em nível de graduação, que se propuseram a examinar a influência das avaliações padronizadas nas escolas brasileiras, materializada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), bem como a formação docente dos estudantes dos cursos de Pedagogia, futuros professores, que se constrói e/ou se fortalece em espaços escolares, por intermédio de estágios supervisionados, participação em programas de iniciação à docência, a exemplo do PIBID, e em espaços não escolares, como demonstra o estudo sobre a atuação do pedagogo no Instituto Teias da Juventude (ITJ). Nosso desejo é que as pesquisa que formam esta obra cumpram a função de socializar os conhecimentos científicos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade e contribuam para fortalecer os debates acerca dos objetos de estudo tratados por cada investigação. Ademais, esperamos que estas pesquisas sirvam como base para fomentar novos estudos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1499 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento e avaliação do ensino | pt_BR |
| Título: dc.title | Pesquisas em Pedagogia: avaliação, docência e práticas pedagógicas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Pesquisas em Pedagogia Avaliação.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921172/2/Pesquisas em Pedagogia Avaliação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons