Pesquisas em Pedagogia: avaliação, docência e práticas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmeropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sirneto Vicente da-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Daniele Kelly Lima de-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Eliomar Araújo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-20T15:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-20T15:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
identificador: dc.identifier.otherPesquisas em Pedagogia Avaliaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921172-
Resumo: dc.description.abstractA educação é um complexo permeado por múltiplas determinações, as quais introduzem na escola, a cada época, concepções diversas acerca dos processos de ensino e aprendizagem. Tais determinações, terminam por fomentar debates, direcionando o olhar de estudantes e docentes para a investigação de determinados objetos de estudo, instigando-lhes a desenvolverem pesquisas que partem de questões com vistas à compreensão do contexto em que se desenvolve o processo educacional. Este livro, intitulado “Pesquisas em Pedagogia: Avaliação, Docência e Práticas Pedagógicas”, tem como objetivo socializar pesquisas realizas por graduandos e graduandas sob a orientação de docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e apresentar, mesmo que de forma suscinta, as diversas temáticas que vêm sendo estudadas nos últimos anos. Conforme expressa o título da obra, as pesquisas que compõem esta coletânea são resultantes de investigações científicas, em nível de graduação, que se propuseram a examinar a influência das avaliações padronizadas nas escolas brasileiras, materializada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), bem como a formação docente dos estudantes dos cursos de Pedagogia, futuros professores, que se constrói e/ou se fortalece em espaços escolares, por intermédio de estágios supervisionados, participação em programas de iniciação à docência, a exemplo do PIBID, e em espaços não escolares, como demonstra o estudo sobre a atuação do pedagogo no Instituto Teias da Juventude (ITJ). Nosso desejo é que as pesquisa que formam esta obra cumpram a função de socializar os conhecimentos científicos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade e contribuam para fortalecer os debates acerca dos objetos de estudo tratados por cada investigação. Ademais, esperamos que estas pesquisas sirvam como base para fomentar novos estudos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1499pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento e avaliação do ensinopt_BR
Título: dc.titlePesquisas em Pedagogia: avaliação, docência e práticas pedagógicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons