
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARRAIS, Harrysson Augusto Primo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-21T17:55:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-21T17:55:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_haparrais.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921168 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende contribuir para a formação de professores, capacitando-os a utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino- aprendizagem A escolha do tema surgiu da percepção do despreparo dos docentes para o uso das TDICs a partir do período da pandemia de Covid-19. O estudo foi realizado no Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UFC) e utilizou-se de referenciais teóricos como Moran (2012, 2020), Costa et al. (2012) e Chaves (1998), dentre outros autores. Moran explora a personalização e flexibilização do processo de ensino- aprendizagem com TDICs, com ênfase na modalidade híbrida, e incentiva a autonomia dos alunos; Costa et al. discutem os desafios da integração entre conhecimento científico, metodologias pedagógicas e competências técnicas na formação docente; Chaves analisa o ensino a distância, destacando a necessidade de planejamento para a eficácia das tecnologias. Ademais, realizou-se uma pesquisa quantitativo-qualitativa com 172 docentes do Ceará, abordando suas experiências com TDICs antes, durante e após a pandemia, e análise dos fóruns do curso "Itinerário Formativo - Competências Digitais para a Docência", promovido pela Secretaria de Educação do Ceará, que forneceu dados sobre práticas pedagógicas digitais no contexto pandêmico. Foram examinados também os resultados de práticas docentes apresentadas em trabalhos acadêmicos, como a experiência do professor de Sociologia da Escola Doutor João Ribeiro Ramos, situada em Sobral, e dissertações de mestrado apresentadas no PROFSOCIO. Realizada a coleta e investigação de tais dados, constatou-se que a definição das práticas pedagógicas no contexto da cibercultura, bem como a distinção dos dispositivos, interfaces digitais e das diversas modalidades de ensino-aprendizagem precisam ser melhor compreendidas pelos professores. Destaca-se, além disso, a urgência de revisitar os conceitos de currículo e de avaliação, ressignificando as estratégias mediante a instrumentalização das TDICs. Por fim, foi desenvolvido o "E-book de Intervenções Pedagógicas com Aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para o Ensino de Sociologia", que oferece estratégias de aprendizagem ativa e colaborativa, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às demandas contemporâneas, visando promover uma educação mais dinâmica e integrada, com recurso consciente e eficaz das tecnologias. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,3mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | formação docente; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia. | pt_BR |
| Título: dc.title | E-BOOK DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_haparrais.pdf | 4.4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921168/2/2024_dis_haparrais.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons