E-BOOK DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARRAIS, Harrysson Augusto Primo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-21T17:55:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-21T17:55:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-21-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_haparrais.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921168-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para a formação de professores, capacitando-os a utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino- aprendizagem A escolha do tema surgiu da percepção do despreparo dos docentes para o uso das TDICs a partir do período da pandemia de Covid-19. O estudo foi realizado no Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UFC) e utilizou-se de referenciais teóricos como Moran (2012, 2020), Costa et al. (2012) e Chaves (1998), dentre outros autores. Moran explora a personalização e flexibilização do processo de ensino- aprendizagem com TDICs, com ênfase na modalidade híbrida, e incentiva a autonomia dos alunos; Costa et al. discutem os desafios da integração entre conhecimento científico, metodologias pedagógicas e competências técnicas na formação docente; Chaves analisa o ensino a distância, destacando a necessidade de planejamento para a eficácia das tecnologias. Ademais, realizou-se uma pesquisa quantitativo-qualitativa com 172 docentes do Ceará, abordando suas experiências com TDICs antes, durante e após a pandemia, e análise dos fóruns do curso "Itinerário Formativo - Competências Digitais para a Docência", promovido pela Secretaria de Educação do Ceará, que forneceu dados sobre práticas pedagógicas digitais no contexto pandêmico. Foram examinados também os resultados de práticas docentes apresentadas em trabalhos acadêmicos, como a experiência do professor de Sociologia da Escola Doutor João Ribeiro Ramos, situada em Sobral, e dissertações de mestrado apresentadas no PROFSOCIO. Realizada a coleta e investigação de tais dados, constatou-se que a definição das práticas pedagógicas no contexto da cibercultura, bem como a distinção dos dispositivos, interfaces digitais e das diversas modalidades de ensino-aprendizagem precisam ser melhor compreendidas pelos professores. Destaca-se, além disso, a urgência de revisitar os conceitos de currículo e de avaliação, ressignificando as estratégias mediante a instrumentalização das TDICs. Por fim, foi desenvolvido o "E-book de Intervenções Pedagógicas com Aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para o Ensino de Sociologia", que oferece estratégias de aprendizagem ativa e colaborativa, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às demandas contemporâneas, visando promover uma educação mais dinâmica e integrada, com recurso consciente e eficaz das tecnologias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,3mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação docente;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia.pt_BR
Título: dc.titleE-BOOK DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons