
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, Estelany Silveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-21T17:44:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-21T17:44:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_essoares.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921165 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho objetiva analisar os sentidos que os estudantes de ensino médio, das escolas profissionais da região do Maciço de Baturité, Ceará, atribuem para a última etapa da educação básica e, a partir disso, apresentar uma abordagem sociológica para a discussão sobre o ensino médio profissional em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de 620 questionários com estudantes das cinco escolas de ensino médio profissional da região do Maciço de Baturité. Este material deu subsídios para produzir um plano de ensino para professores, alicerçado na didática para a pedagogia histórico- crítica, tendo como objeto de problematização o próprio ensino médio profissional. O plano de ensino objetiva a construção de uma aula que permita aos estudantes reconhecerem esta etapa como algo socialmente construído e também um espaço de disputa entre diferentes projetos de sociedade. Considerando que o ensino médio em si é uma etapa marcada historicamente por inúmeras contradições e desafios que se referem a sua identidade, expansão, obrigatoriedade e estrutura curricular, é importante que o estudante compreenda sociologicamente esses processos e problematize as consequências das mudanças recentes. Espera-se que os professores e os estudantes consigam ressignificar esta etapa para além da aquisição de conhecimentos e habilidades relevantes para o ingresso na universidade e/ou no mercado de trabalho, e trabalhem com a formação de uma consciência mais realista e crítica sobre a sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 793kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola. | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DO MACIÇO DE BATURITÉ: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA PARA A SALA DE AULA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis+essoares.pdf | 792.72 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921165/2/2024_dis+essoares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons