O ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DO MACIÇO DE BATURITÉ: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA PARA A SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, Estelany Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-21T17:44:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-21T17:44:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-21-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_essoares.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921165-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar os sentidos que os estudantes de ensino médio, das escolas profissionais da região do Maciço de Baturité, Ceará, atribuem para a última etapa da educação básica e, a partir disso, apresentar uma abordagem sociológica para a discussão sobre o ensino médio profissional em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de 620 questionários com estudantes das cinco escolas de ensino médio profissional da região do Maciço de Baturité. Este material deu subsídios para produzir um plano de ensino para professores, alicerçado na didática para a pedagogia histórico- crítica, tendo como objeto de problematização o próprio ensino médio profissional. O plano de ensino objetiva a construção de uma aula que permita aos estudantes reconhecerem esta etapa como algo socialmente construído e também um espaço de disputa entre diferentes projetos de sociedade. Considerando que o ensino médio em si é uma etapa marcada historicamente por inúmeras contradições e desafios que se referem a sua identidade, expansão, obrigatoriedade e estrutura curricular, é importante que o estudante compreenda sociologicamente esses processos e problematize as consequências das mudanças recentes. Espera-se que os professores e os estudantes consigam ressignificar esta etapa para além da aquisição de conhecimentos e habilidades relevantes para o ingresso na universidade e/ou no mercado de trabalho, e trabalhem com a formação de uma consciência mais realista e crítica sobre a sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent793kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventude;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DO MACIÇO DE BATURITÉ: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA PARA A SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons