Pesquisas em Pedagogia: diversidade, inclusão e fundamentos da Educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmeropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Eliomar Araújo de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sirneto Vicente da-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Daniele Kelly Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-20T15:17:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-20T15:17:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
identificador: dc.identifier.otherPesquisas em Pedagogia Diversidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921151-
Resumo: dc.description.abstractCompreender o mundo em que vivemos em suas múltiplas determinações é imprescindível, pois isso possibilita que nossa práxis pedagógica seja guiada pela totalidade social, entendendo que a educação é um complexo social que não pode ser pensado isolado do restante do mundo. Portanto, temáticas como o antirracismo, a inclusão das pessoas com deficiência, a educação de jovens e adultos, o feminismo, a educação brasileira e a cidadania nos documentos oficiais, a narrativa acerca da resistência de mulheres e as iniciativas educativas na periferia das cidades são temas importantes para pensarmos a escola que vivenciamos na atualidade. Junto a essas pesquisas contamos com reflexões acerca dos fundamentos da educação que permitem que examinemos as primeiras temáticas a partir da compreensão da educação que emerge da sociabilidade capitalista em crise, examinando suas contradições a partir de pensadores como Marx, Vigotski, Lukács e Hannah Arendt. Este livro, intitulado “Pesquisas em Pedagogia: Diversidade, Inclusão e Fundamentos da Educação”, tem como objetivo socializar pesquisas realizadas por graduandos e graduandas sob a orientação de docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e apresentar, mesmo que de forma sucinta, as diversas temáticas que vêm sendo estudadas nos últimos anos. Conforme expressa o título da obra, as pesquisas que compõem esta coletânea são resultantes de investigações científicas, em nível de graduação, que se propuseram a examinar a experiência do PIBID numa perspectiva antirracista, a inclusão de crianças negras com deficiência, a trajetória de mulheres trabalhadoras na educação de jovens e adultas (EJA), narrativas de resistências de mulheres em pesquisas em educação, as contribuições do CAEE no processo de ensino-aprendizagem de crianças com síndrome de Down, um exame da relação entre educação brasileira e cidadania nos documentos oficiais, desenvolvimento e aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural, educação social e a experiência de uma biblioteca comunitária, trabalho e educação numa perspectiva ontológica, o método em Marx e a crise na educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Nosso desejo é que os estudos que formam esta obra cumpram a função de socializar os conhecimentos científicos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade e contribuam para fortalecer os debates acerca dos objetos de estudo tratados por cada pesquisa. Ademais, esperamos que estas pesquisas sirvam como base para fomentar novos estudos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1955pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática - Métodos de ensino instrução e estudo – Pedagogiapt_BR
Título: dc.titlePesquisas em Pedagogia: diversidade, inclusão e fundamentos da Educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons