Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Eliomar Araújo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sirneto Vicente da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Daniele Kelly Lima de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-20T15:17:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-20T15:17:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pesquisas em Pedagogia Diversidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921151 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Compreender o mundo em que vivemos em suas múltiplas determinações é imprescindível, pois isso possibilita que nossa práxis pedagógica seja guiada pela totalidade social, entendendo que a educação é um complexo social que não pode ser pensado isolado do restante do mundo. Portanto, temáticas como o antirracismo, a inclusão das pessoas com deficiência, a educação de jovens e adultos, o feminismo, a educação brasileira e a cidadania nos documentos oficiais, a narrativa acerca da resistência de mulheres e as iniciativas educativas na periferia das cidades são temas importantes para pensarmos a escola que vivenciamos na atualidade. Junto a essas pesquisas contamos com reflexões acerca dos fundamentos da educação que permitem que examinemos as primeiras temáticas a partir da compreensão da educação que emerge da sociabilidade capitalista em crise, examinando suas contradições a partir de pensadores como Marx, Vigotski, Lukács e Hannah Arendt. Este livro, intitulado “Pesquisas em Pedagogia: Diversidade, Inclusão e Fundamentos da Educação”, tem como objetivo socializar pesquisas realizadas por graduandos e graduandas sob a orientação de docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e apresentar, mesmo que de forma sucinta, as diversas temáticas que vêm sendo estudadas nos últimos anos. Conforme expressa o título da obra, as pesquisas que compõem esta coletânea são resultantes de investigações científicas, em nível de graduação, que se propuseram a examinar a experiência do PIBID numa perspectiva antirracista, a inclusão de crianças negras com deficiência, a trajetória de mulheres trabalhadoras na educação de jovens e adultas (EJA), narrativas de resistências de mulheres em pesquisas em educação, as contribuições do CAEE no processo de ensino-aprendizagem de crianças com síndrome de Down, um exame da relação entre educação brasileira e cidadania nos documentos oficiais, desenvolvimento e aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural, educação social e a experiência de uma biblioteca comunitária, trabalho e educação numa perspectiva ontológica, o método em Marx e a crise na educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Nosso desejo é que os estudos que formam esta obra cumpram a função de socializar os conhecimentos científicos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade e contribuam para fortalecer os debates acerca dos objetos de estudo tratados por cada pesquisa. Ademais, esperamos que estas pesquisas sirvam como base para fomentar novos estudos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1955 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - Métodos de ensino instrução e estudo – Pedagogia | pt_BR |
Título: dc.title | Pesquisas em Pedagogia: diversidade, inclusão e fundamentos da Educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pesquisas em Pedagogia Diversidade.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921151/2/Pesquisas em Pedagogia Diversidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons