Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz de Lima Menezes, Michely | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa Silva Pareschi, Sheila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Elizabeth Mônica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes Rodrigues, Elanir | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Colares Lopes, Keszia Luzia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Costa, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Seixas Vieira, Zenilda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares de Castilhos, Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Saraiva de Sales, Sâmila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Antão Albuquerque Silva, Eliane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Vidal, Ayanna Rosely | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-17T13:05:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-17T13:05:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/820 | - |
identificador: dc.identifier.other | DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A PSICOPEDAGOGIA EM AÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921095 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O apoio psicopedagógico é essencial para identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alunos em diversos contextos educacionais. Essas dificuldades podem surgir de fatores cognitivos, emocionais, sociais ou ambientais, exigindo uma abordagem especializada que promova o desenvolvimento de habilidades e contribua para a superação de barreiras acadêmicas e sociais. Atuando de forma multidisciplinar, o apoio psicopedagógico integra professores, famílias e profissionais da saúde, favorecendo estratégias personalizadas que atendem às necessidades específicas dos estudantes. Assim, esse suporte não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também promove a inclusão educacional, reforçando o papel de uma escola acolhedora e inclusiva. Este estudo busca analisar a relevância do apoio psicopedagógico no desenvolvimento de estratégias eficazes para superar dificuldades de aprendizagem. O objetivo geral é compreender como essa abordagem pode transformar a experiência escolar de alunos, enquanto os objetivos específicos incluem identificar fatores que influenciam essas dificuldades, investigar práticas psicopedagógicas personalizadas, avaliar os benefícios para inclusão e desempenho acadêmico e propor estratégias que fortaleçam a colaboração entre escola, família e psicopedagogos. A pesquisa será realizada por meio de uma análise bibliográfica, envolvendo teorias, estudos científicos e materiais acadêmicos relacionados ao tema. Esse método permitirá uma compreensão aprofundada sobre o papel do apoio psicopedagógico e as práticas mais eficazes para atender às demandas dos alunos. Ao destacar a importância dessa abordagem, o estudo enfatiza a necessidade de estratégias integradas e acessíveis, promovendo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes, além de contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 688 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio psicopedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DO APOIO PSICOPEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons