A IMPORTÂNCIA DO APOIO PSICOPEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz de Lima Menezes, Michely-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta Silva Pareschi, Sheila-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Elizabeth Mônica-
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes Rodrigues, Elanir-
Autor(es): dc.contributor.authorColares Lopes, Keszia Luzia-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Costa, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorSeixas Vieira, Zenilda-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares de Castilhos, Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorSaraiva de Sales, Sâmila-
Autor(es): dc.contributor.authorAntão Albuquerque Silva, Eliane-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Vidal, Ayanna Rosely-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-17T13:05:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-17T13:05:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/820-
identificador: dc.identifier.otherDIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A PSICOPEDAGOGIA EM AÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921095-
Resumo: dc.description.abstractO apoio psicopedagógico é essencial para identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alunos em diversos contextos educacionais. Essas dificuldades podem surgir de fatores cognitivos, emocionais, sociais ou ambientais, exigindo uma abordagem especializada que promova o desenvolvimento de habilidades e contribua para a superação de barreiras acadêmicas e sociais. Atuando de forma multidisciplinar, o apoio psicopedagógico integra professores, famílias e profissionais da saúde, favorecendo estratégias personalizadas que atendem às necessidades específicas dos estudantes. Assim, esse suporte não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também promove a inclusão educacional, reforçando o papel de uma escola acolhedora e inclusiva. Este estudo busca analisar a relevância do apoio psicopedagógico no desenvolvimento de estratégias eficazes para superar dificuldades de aprendizagem. O objetivo geral é compreender como essa abordagem pode transformar a experiência escolar de alunos, enquanto os objetivos específicos incluem identificar fatores que influenciam essas dificuldades, investigar práticas psicopedagógicas personalizadas, avaliar os benefícios para inclusão e desempenho acadêmico e propor estratégias que fortaleçam a colaboração entre escola, família e psicopedagogos. A pesquisa será realizada por meio de uma análise bibliográfica, envolvendo teorias, estudos científicos e materiais acadêmicos relacionados ao tema. Esse método permitirá uma compreensão aprofundada sobre o papel do apoio psicopedagógico e as práticas mais eficazes para atender às demandas dos alunos. Ao destacar a importância dessa abordagem, o estudo enfatiza a necessidade de estratégias integradas e acessíveis, promovendo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes, além de contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent688 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectApoio psicopedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
Título: dc.titleA IMPORTÂNCIA DO APOIO PSICOPEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons