AVALIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SERRA (ES)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORRADI, TATYANNE MAXIMO DE SANTANA-
Autor(es): dc.contributor.authorBECALLI, FERNANDA ZANETTI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-16T14:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-16T14:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Avaliação_Alfabetização_Abordagem_Reflexivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921092-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa integra estudos desenvolvidos na linha Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo e no âmbito do Grupo de Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae) coordenado pela Profª Drª Fernanda Zanetti Becalli, também orientadora desta dissertação. Seu principal objetivo é compreender a importância da avaliação, no processo de ensino e aprendizagem, nas turmas de alfabetização do Município de Serra, partindo da análise dos instrumentos de avaliação e de registros utilizados pelos professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurando, a partir da análise, em conjunto com os professores e assessores da SEDU/Serra, construir instrumentos numa perspectiva discursiva. Especificamente, concentramos atenção na avaliação da área de Língua Portuguesa, na dimensão da escrita (produção de texto), buscando compreender os sentidos produzidos para essa avaliação no contexto das práticas de alfabetização. A pesquisa fundamentou-se teórica e metodologicamente na filosofia bakhtiniana de linguagem. Discute concepções de linguagem, alfabetização e avaliação que fundamentaram as orientações oficiais para a alfabetização de crianças. No âmbito metodológico optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Pesquisa-Ação. Também foi desenvolvida uma pesquisa documental, por meio da análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores alfabetizadores do Município de Serra, observando a influência das matrizes presentes nas avaliações em larga escala. Partiu-se de uma análise documental que tem como objetivo a investigação de fundamentos teóricos que balizaram diretrizes curriculares oficiais para a avaliação de crianças, na Rede Municipal de Ensino de Serra (ES). Utilizou-se como fontes documentos oficiais orientadores de propostas curriculares para o Ensino Fundamental, além da legislação pertinente, a partir do pressuposto de que tais documentos se constituem em suportes do discurso oficial acerca da avaliação como parte do processo de ensino aprendizagem no referido município. Para análise dos documentos, tomou-se por base os pressupostos teóricos de autores que se dedicam a estudar a linguagem, em uma perspectiva dialógica, e a alfabetização de crianças em suas diferentes dimensões. De modo a produzir um material educativo sistematizado a partir de um projeto de formação docente Essa pesquisa destinou-se a professores de alfabetização, do 1º ano da Rede Municipal de Ensino de Serra (ES), por meio das formações de professores que ocorreram durante os meses de março a agosto de 2019. Esperava-se, com tal diálogo, compreender as relações possíveis entre instrumentos de avaliação e de registros utilizados pelos professores do 1º ano do Ensino Fundamental, buscando, a partir da análise em conjunto com os professores e assessores da SEDU/Serra, construir instrumentos numa perspectiva discursiva, de modo a potencializar debates e diálogos no processo de formação docente a partir de projeto de extensão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.41MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAVALIAÇÃO ESCOLARpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORESpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectACOMPANHAMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAVALIAÇÃO EXTERNApt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SERRA (ES)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons