Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORRADI, TATYANNE MAXIMO DE SANTANA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BECALLI, FERNANDA ZANETTI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-16T14:30:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-16T14:30:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Avaliação_Alfabetização_Abordagem_Reflexiva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921092 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa integra estudos desenvolvidos na linha Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo e no âmbito do Grupo de Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae) coordenado pela Profª Drª Fernanda Zanetti Becalli, também orientadora desta dissertação. Seu principal objetivo é compreender a importância da avaliação, no processo de ensino e aprendizagem, nas turmas de alfabetização do Município de Serra, partindo da análise dos instrumentos de avaliação e de registros utilizados pelos professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurando, a partir da análise, em conjunto com os professores e assessores da SEDU/Serra, construir instrumentos numa perspectiva discursiva. Especificamente, concentramos atenção na avaliação da área de Língua Portuguesa, na dimensão da escrita (produção de texto), buscando compreender os sentidos produzidos para essa avaliação no contexto das práticas de alfabetização. A pesquisa fundamentou-se teórica e metodologicamente na filosofia bakhtiniana de linguagem. Discute concepções de linguagem, alfabetização e avaliação que fundamentaram as orientações oficiais para a alfabetização de crianças. No âmbito metodológico optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Pesquisa-Ação. Também foi desenvolvida uma pesquisa documental, por meio da análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores alfabetizadores do Município de Serra, observando a influência das matrizes presentes nas avaliações em larga escala. Partiu-se de uma análise documental que tem como objetivo a investigação de fundamentos teóricos que balizaram diretrizes curriculares oficiais para a avaliação de crianças, na Rede Municipal de Ensino de Serra (ES). Utilizou-se como fontes documentos oficiais orientadores de propostas curriculares para o Ensino Fundamental, além da legislação pertinente, a partir do pressuposto de que tais documentos se constituem em suportes do discurso oficial acerca da avaliação como parte do processo de ensino aprendizagem no referido município. Para análise dos documentos, tomou-se por base os pressupostos teóricos de autores que se dedicam a estudar a linguagem, em uma perspectiva dialógica, e a alfabetização de crianças em suas diferentes dimensões. De modo a produzir um material educativo sistematizado a partir de um projeto de formação docente Essa pesquisa destinou-se a professores de alfabetização, do 1º ano da Rede Municipal de Ensino de Serra (ES), por meio das formações de professores que ocorreram durante os meses de março a agosto de 2019. Esperava-se, com tal diálogo, compreender as relações possíveis entre instrumentos de avaliação e de registros utilizados pelos professores do 1º ano do Ensino Fundamental, buscando, a partir da análise em conjunto com os professores e assessores da SEDU/Serra, construir instrumentos numa perspectiva discursiva, de modo a potencializar debates e diálogos no processo de formação docente a partir de projeto de extensão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.41MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | AVALIAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ACOMPANHAMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | AVALIAÇÃO EXTERNA | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SERRA (ES) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons