VOZES TRANSGRESSORAS DE MULHERESNEGRASPROFESSORAS: ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS DE MULHERESNEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMAÇARI-BA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPithon, Ana Paula Pinto,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-17T09:53:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-17T09:53:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherVOZES TRANSGRESSORAS DE MULHERESNEGRASPROFESSORAS: ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS DE MULHERESNEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMAÇARI-BApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921089-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação apresenta um convite ao Ensino de História insurgente, insubmisso e decolonial, a partir das escrevivências de vida-docência de quatro mulheresnegrasprofessoras no Ensino de História, vinculadas à rede pública municipal de ensino de Camaçari-BA. Tem como objetivo geral reconhecer as experiências de mulheresnegrasprofessoras, sob as lentes da interseccionalidade, no que se refere aos entrelaçamentos de vida-docência e seus ecos nas narrativas educativas no Ensino de História. Para tal, dispõe de uma metodologia autoral, que consistiu nos Encontros Preciosos, com entrega-convite de Abayomis e realização de Giros de Prosa. O texto apresenta o conceito de mulheresnegrasprofessoras, decolonial e gestado por vozes do feminismo negro e interseccional, e analisa, com base nos percursos de vida-profissão, as experiências de docentes negras e seus atravessamentos de raça, gênero e classe, interseccionados na constituição da identidade docente na condição de mulher-negra para um Ensino de História decolonial. A investigação parte das trajetórias, das tessituras e narrativas educativas, as quais apresentam o lugar social e epistêmico da mulher-negra e seus ecos no Ensino de História, evidenciando o protagonismo e a produção de conhecimentos históricos por mulheres-negras docentes em transgressões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; mulheresnegrasprofessoras; Memórias; Experiências; Práticas educativas; Transgressões.pt_BR
Título: dc.titleVOZES TRANSGRESSORAS DE MULHERESNEGRASPROFESSORAS: ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS DE MULHERESNEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMAÇARI-BApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons