Desenvolvimento de uma plataforma móvel de apoio ao ensino de Infectologia para alunos de graduação em medicina de um centro universitário em Fortaleza/CE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christuspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAGALHÃES, Roseanne Rodrigues Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, Melissa Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-15T15:10:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-15T15:10:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-02-
identificador: dc.identifier.otherDesenvolvimento de uma plataforma móvel de apoio ao ensino de Infectologia para alunos de graduação em medicina de um centro universitário em Fortaleza/CEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921079-
Resumo: dc.description.abstractO rápido avanço tecnológico na área da saúde tem impacto relevante e positivo na educação médica. O amplo uso de recursos digitais teve crescimento com a pandemia de Covid-19 e impulsionou a disponibilidade de novas formas de desenvolver o ensino por meio de plataformas digitais, para o ensino híbrido e EaD. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar uma plataforma móvel de suporte educacional em Infectologia para graduação em Medicina. Foi avaliada a aplicabilidade e usabilidade do sistema, o seu impacto na facilitação do ensino e o grau de satisfação do usuário com a nova ferramenta. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, em que a plataforma desenvolvida foi avaliada por 42 estudantes de Medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus (Unichristus), por meio de questionários, visando estimar a repercussão nos diferentes cenários educacionais e o grau de satisfação com esse instrumento. Quanto à sua eficácia, foi aplicada a Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale - SUS). Como resultado, foi analisado que a plataforma apresentou o escore SUS de 84,64, com desvio-padrão de 13,8, sendo evidenciada uma correlação de Spearman estatisticamente significativa (p<0,05). Conclui-se que a plataforma móvel em infectologia é uma ferramenta com boa aceitabilidade e facilidadept_BR
Tamanho: dc.format.extent19 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInfectologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlataformapt_BR
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma móvel de apoio ao ensino de Infectologia para alunos de graduação em medicina de um centro universitário em Fortaleza/CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons