Neurociência e Gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas com tecnologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Silvana Maria Aparecida Viana-
Autor(es): dc.contributor.authorFranqueira, Alberto da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Silvanete Cristo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-14T17:19:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-14T17:19:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
identificador: dc.identifier.otherNeurociência e Gamificaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921074-
Resumo: dc.description.abstractEm um mundo em constante transformação, a educação enfrenta o desafio de se reinventar para atender à diversidade de aprendizes e às demandas de um futuro cada vez mais tecnológico. Este livro, "Neurociência e Gamificação: Criando Experiências de Aprendizagem Inclusivas com Tecnologia”, é uma exploração da neurociência, gamificação e tecnologias. A neurociência tem nos revelado as complexidades do cérebro humano e os mecanismos que influenciam o aprendizado, a memória e o engajamento. Compreender como o cérebro processa informações e responder a estímulos é fundamental para criar experiências educacionais que respeitem a individualidade de cada aluno. Este livro apresenta os principais conceitos neurocientíficos aplicados à educação, fornecendo uma base sólida para práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas. A gamificação, por sua vez, oferece um caminho inovador para transformar o aprendizado em uma experiência envolvente e significativa. Utilizando elementos de jogos, como desafios, recompensas e histórias interativas, a gamificação tem o poder de envolver os estudantes e promover uma aprendizagem ativa. Este livro explora como a gamificação pode ser aplicado para superar barreiras educacionais, atender às necessidades de alunos com diferentes perfis e estimular o aprendizado colaborativo. A tecnologia é o fio condutor que conecta a neurociência e a gamificação, permitindo a criação de ferramentas e plataformas que personalizam o ensino e ampliam as possibilidades de inclusão. Este livro analisa como recursos tecnológicos, como inteligência artificial, realidade aumentada e aplicações educacionais, estão moldando a educação do futuro, tornando-a mais acessível, interativa e eficiente. Nosso objetivo é equipar os leitores com as ferramentas possíveis para compensar a educação e torná-la mais inclusiva, relevante e transformadora. Convidamos você a embarcar nesta jornada rumo a um futuro educacional onde a ciência e a tecnologia se unem para criar oportunidades iguais de aprendizagem para todos. Que este livro inspire você a imaginar novas possibilidades, a desafiar os modelos tradicionais e a contribuir para uma educação mais inclusiva, criativa e conectada. Com esta obra, convidamos todos os leitores a refletirem e a se inspirarem em práticas que promovam a qualidade, a equidade e a inclusão na educação. Boa leitura!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1770pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMotivação para aprenderpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteração ente aprendizagem cotidiana e escolarpt_BR
Título: dc.titleNeurociência e Gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas com tecnologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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