Manual de acolhimento para inclusão e permanência de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Isabel dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Jalva Lilia Rabelo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-14T13:28:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-14T13:28:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-12-
identificador: dc.identifier.otherManual de acolhimento para inclusão e permanência de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921073-
Resumo: dc.description.abstractO manual, elaborado de maneira reflexiva, adota uma estrutura baseada em ciclos formativos (inicial, intermediário e avançado), apresentando um conteúdo programático relacionado ao tópico abordado em cada ciclo destinado aos docentes. Seu propósito é servir como um instrumento facilitador da inclusão e da permanência de discentes com necessidades de educação especial, com foco especial no Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Destina-se a ser utilizado como um manual de acolhida, orientando a classe docente no processo de ensino e aprendizagem desses discentes. Cada ciclo abordará uma temática específica de formação docente, contribuindo para a eficácia do processo educacional inclusivo. O manual propõe estabelecer estratégias abrangentes de acolhimento, desempenhando o papel de guia de formação pedagógica destinado aos docentes no manejo desse público específico. Tem-se como proposta, que a adoção do manual é notável nos encontros pedagógicos, onde será abordado como recurso para orientar os docentes em estratégias de acolhimento direcionadas aos discentes com TEA. A distribuição e orientação sobre o manual ocorrerão durante os encontros pedagógicos, com o apoio do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e da Diretoria de Ensino de cada campus. Essa abordagem será realizada em uma janela específica, focalizando os discentes ingressantes com TEA e promovendo uma integração mais efetiva no ambiente educacional.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Título: dc.titleManual de acolhimento para inclusão e permanência de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons