Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Isabel dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Jalva Lilia Rabelo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-14T13:28:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-14T13:28:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual de acolhimento para inclusão e permanência de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921073 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O manual, elaborado de maneira reflexiva, adota uma estrutura baseada em ciclos formativos (inicial, intermediário e avançado), apresentando um conteúdo programático relacionado ao tópico abordado em cada ciclo destinado aos docentes. Seu propósito é servir como um instrumento facilitador da inclusão e da permanência de discentes com necessidades de educação especial, com foco especial no Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Destina-se a ser utilizado como um manual de acolhida, orientando a classe docente no processo de ensino e aprendizagem desses discentes. Cada ciclo abordará uma temática específica de formação docente, contribuindo para a eficácia do processo educacional inclusivo. O manual propõe estabelecer estratégias abrangentes de acolhimento, desempenhando o papel de guia de formação pedagógica destinado aos docentes no manejo desse público específico. Tem-se como proposta, que a adoção do manual é notável nos encontros pedagógicos, onde será abordado como recurso para orientar os docentes em estratégias de acolhimento direcionadas aos discentes com TEA. A distribuição e orientação sobre o manual ocorrerão durante os encontros pedagógicos, com o apoio do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e da Diretoria de Ensino de cada campus. Essa abordagem será realizada em uma janela específica, focalizando os discentes ingressantes com TEA e promovendo uma integração mais efetiva no ambiente educacional. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Título: dc.title | Manual de acolhimento para inclusão e permanência de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons