
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Literacia Científica Editora & Cursos | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fontes, Francisco Lucas de Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Mayara Macêdo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Sandra Valéria Nunes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Nayla Kedma de Carvalho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Mariza Inara Bezerra | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Keila Fernandes Pontes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Layana Maria Melo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Hildamar Nepomuceno da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-15T16:08:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-15T16:08:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GERENCIADORES DE REFERÊNCIAS PARA ACADÊMICOS E PESQUISADORES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921065 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | “Um investimento em conhecimento paga os melhores juros” A célebre frase de Benjamin Franklin, ainda que proferida em outro contexto histórico, ressoa profundamente nos desafios contemporâneos enfrentados por pesquisadores e estudantes. Na era da informação, em que a produção científica avança a passos largos e o tempo parece cada vez mais escasso, a gestão eficiente do conhecimento tornou-se um diferencial indispensável para o sucesso acadêmico. Este e-book, intitulado Gerenciadores de Referências para Acadêmicos e Pesquisadores, nasce da inquietação de unir tecnologia e conhecimento em prol da otimização do tempo e da organização científica. A proposta aqui é ir além da funcionalidade técnica das ferramentas de gerenciamento de referências: buscamos explorar sua relevância como aliadas indispensáveis na jornada acadêmica, promovendo agilidade, precisão e integridade no processo de construção do saber. Ao longo dos capítulos, o leitor será conduzido por uma análise que abrange desde os fundamentos e benefícios dos gerenciadores de referências até as melhores práticas de uso, considerando aspectos éticos, normativos e tecnológicos. São discutidos temas como a padronização de citações, a integração de plataformas digitais e a gestão colaborativa de dados, sempre com um olhar atento para as demandas contemporâneas do universo acadêmico. Mais do que um manual técnico, esta obra convida à reflexão sobre como ferramentas de organização podem impactar positivamente a experiência do pesquisador. Ao reduzir o tempo gasto com tarefas repetitivas e minimizar erros, os gerenciadores de referências permitem que acadêmicos e pesquisadores concentrem seus esforços naquilo que realmente importa: a produção e a disseminação de conhecimento de qualidade. Este e-book é um convite para que acadêmicos e pesquisadores vejam nos gerenciadores de referências não apenas ferramentas técnicas, mas também facilitadores de um processo de pesquisa mais dinâmico, ético e impactante. A construção do conhecimento exige método, mas também exige criatividade, dedicação e, acima de tudo, organização. Que a leitura desta obra sirva como um guia prático e reflexivo, ajudando você a transformar o ato de pesquisar em uma experiência mais fluida, integrada e satisfatória. Afinal, investir no aprimoramento de nossas práticas de pesquisa é, sem dúvida, investir nos melhores “juros” que o conhecimento pode nos oferecer: impacto, inovação e transformação. Boa leitura e boa jornada, Os organizadores | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 17.300 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciadores de Referências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão da Informação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Software | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura de Revisão como Assunto | pt_BR |
| Título: dc.title | Gerenciadores de Referências para Acadêmicos e Pesquisadores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons