Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, JOSEFA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-14T15:34:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-14T15:34:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DIFÍCIL: O INSTITUTO PRETOS NOVOS E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESERVAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa visa preencher um capítulo da história do Instituto Pretos Novos (IPN), sob uma perspectiva contemporânea, e inovadora, no campo dos estudos sobre o patrimônio cultural. Então, reconhecer esta importante Instituição como patrimônio difícil, implica cumprir o nosso dever de memória, seguindo a concepção proposta por Cristina Meneguello. O objetivo geral é construir uma análise histórica sobre a escravidão e a morte dos pretos novos, utilizando o IPN como um lugar de memória, com o propósito de desnaturalizar o processo violento contra corpos e almas negras. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, incluindo o levantamento historiográfico das pesquisas sobre o IPN e análise de fontes arqueológicas da exposição permanente do museu memorial, conectando imagens ao contexto histórico. Os principais resultados indicam que o IPN é um patrimônio difícil, sendo um dos lugares de memória do tráfico de escravizados e da diáspora africana no Brasil. Apesar do passado traumático, o IPN representa um espaço de (re)existência e preservação da história africana e afro-brasileira, lutando contra a invisibilidade do povo negro. A principal contribuição da pesquisa é apresentar ao Profhistória uma análise sobre temas sensíveis relacionados à memória e à história da escravidão. Portanto, produzimos um material didático no âmbito desta Dissertação, voltado para os alunos do Ensino Médio e para os professores, com o intuito de sugerir caminhos para uma educação antirracista. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; lugares de memória; patrimônio difícil; cemitério; escravidão, Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DIFÍCIL: O INSTITUTO PRETOS NOVOS E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESERVAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Josefa Lenny Amorim Ferreira.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921057/2/Dissertação_Josefa Lenny Amorim Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons