HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DIFÍCIL: O INSTITUTO PRETOS NOVOS E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESERVAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, JOSEFA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-14T15:34:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-14T15:34:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DIFÍCIL: O INSTITUTO PRETOS NOVOS E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESERVAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921057-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa visa preencher um capítulo da história do Instituto Pretos Novos (IPN), sob uma perspectiva contemporânea, e inovadora, no campo dos estudos sobre o patrimônio cultural. Então, reconhecer esta importante Instituição como patrimônio difícil, implica cumprir o nosso dever de memória, seguindo a concepção proposta por Cristina Meneguello. O objetivo geral é construir uma análise histórica sobre a escravidão e a morte dos pretos novos, utilizando o IPN como um lugar de memória, com o propósito de desnaturalizar o processo violento contra corpos e almas negras. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, incluindo o levantamento historiográfico das pesquisas sobre o IPN e análise de fontes arqueológicas da exposição permanente do museu memorial, conectando imagens ao contexto histórico. Os principais resultados indicam que o IPN é um patrimônio difícil, sendo um dos lugares de memória do tráfico de escravizados e da diáspora africana no Brasil. Apesar do passado traumático, o IPN representa um espaço de (re)existência e preservação da história africana e afro-brasileira, lutando contra a invisibilidade do povo negro. A principal contribuição da pesquisa é apresentar ao Profhistória uma análise sobre temas sensíveis relacionados à memória e à história da escravidão. Portanto, produzimos um material didático no âmbito desta Dissertação, voltado para os alunos do Ensino Médio e para os professores, com o intuito de sugerir caminhos para uma educação antirracista.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; lugares de memória; patrimônio difícil; cemitério; escravidão, Profhistória.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DIFÍCIL: O INSTITUTO PRETOS NOVOS E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESERVAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons