ENSINO DE HISTîRIA DO SISTEMA PRISIONAL: UM OLHAR SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO A PARTIR DE JORN RUSEN

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAssis, Rudi Renaldo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-13T14:49:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-13T14:49:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTîRIA DO SISTEMA PRISIONAL: UM OLHAR SOBRE A RESSOCIALIZA ÌO A PARTIR DE JORN RUSENpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921043-
Resumo: dc.description.abstractO Brasil enfrenta um problema histórico de violência e um sistema prisional que, no geral, não tem cumprido a sua finalidade de devolver à sociedade extramuros o indivíduo melhor do que quando entrou. Pelo contrário. Muitas são as críticas. Neste cenário, de que forma o ensino de História EJA/PPL pode contribuir com a ressocialização? Para responder a essa questão utilizamos fontes variadas como documentais, livros, dissertações, teses, artigos, através da metodologia de leitura, análise e entrevistas. Percebemos que o ensino de História EJA/PPL dentro do espaço prisional pode contribuir com a LEP por permitir à pessoa privada de liberdade refletir sobre a sua experiência e a da sociedade no tempo e se orientar para o futuro, enquanto desenvolve habilidades e competências através dos conteúdos de História. Nos guiamos pela teoria da consciência histórica em Rüsen, um historiador alemão na atualidade que escreve sobre Didática da História. É uma teoria que dialoga com a finalidade da pena, a ressocialização, o PEEPSC – Plano Estadual de Educação em Prisões de Santa Catarina – e demais legislações sobre educação. Apresentamos, no primeiro capítulo, o ambiente prisional e o debate sobre a eficácia ou não da educação em ressocializar e prevenir a reincidência. No segundo momento, buscamos uma identidade para o ensino de História EJA/PPL, desde o conceito até a avaliação, encerrando com a dimensão propositiva no formato de um planejamento semestral para o 6º ANO de História EJA/PPL, acompanhado de duas aulas para a primeira unidade temática. Linha de pesquisa: Saberes históricos em diferentes espaços de memória.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História EJA/PPL; Consciência Histórica; Ressocializaçãopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTîRIA DO SISTEMA PRISIONAL: UM OLHAR SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO A PARTIR DE JORN RUSENpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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