
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barcelos, Diego Vargas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-13T14:30:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-13T14:30:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: AS FORTALEZAS COLONIAIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921040 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho proposto nasceu das pesquisas na área de Brasil Colônia realizadas nos mais diversos arquivos, dentro e fora do país. A partir dessas pesquisas, buscou-se reforçar a temática do ensino da história colonial do Brasil em sala de aula. Ao longo da carreira docente, percebemos como esses temas passam desapercebidos pelos estudantes. A fim de estimular os estudantes nessa prática, buscamos, com o auxílio do Estudo do Meio, implementar essa prática com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola João Paulo II de Itajaí, SC. Nesse sentido, desenvolvemos ao longo das aulas noções de patrimônio cultural, história local, consciência histórica e noções de pertencimento. Dessa forma, nossa proposta, ao utilizar o Estudo do Meio, possibilitou aos estudantes o contato com o patrimônio local, utilizando a fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, localizada no município de Governador Celso Ramos, Santa Catarina, uma vez que essa edificação representa um marco da colonização europeia no estado durante o século XVIII. Para a realização dessa saída, nos embasamos na metodologia da Pesquisa-Ação, onde a ação dos estudantes é determinante na condução da pesquisa. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Estudo do Meio; Brasil Colônia; Fortaleza de Anhatomirim; Patrimônio | pt_BR |
| Título: dc.title | O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: AS FORTALEZAS COLONIAIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DIEGOVARGASBARCELOSPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 4,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921040/2/DIEGOVARGASBARCELOSPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons