Quais fatores motivam a orientação na Iniciação Científica e Tecnológica? Guia para os Pesquisadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goiano Campus Cerespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Woska Pires da-
Autor(es): dc.contributor.authorNoll, Matias-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Marcos de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-09T13:16:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-09T13:16:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-
identificador: dc.identifier.other2025_1_Woskapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920949-
Resumo: dc.description.abstractA Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) é essencial para a formação acadêmica e profissional, promovendo habilidades científicas, pensamento crítico e ético. Nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileiras, a orientação em ICT beneficia tanto os estudantes quanto os orientadores. Entretanto, os fatores que motivam os educadores a se engajarem nessa prática ainda são pouco sistematizados. O objetivo deste produto educacional foi identificar fatores que motivam os educadores a orientarem em programas de ICT, e apresentar uma base de conhecimento para apoiar estratégias e práticas com foco na orientação eficaz. As evidências utilizadas na construção desse guia foram obtidas por meio da consulta a bancos de dados científicos internacionais, com o apoio e supervisão de tecnologias de inteligência artificial. As buscas foram realizadas utilizando palavras-chave e a técnica de mapeamento de conhecimento relacionado aos principais tópicos abordados, tais como: fatores motivacionais, orientação de estudantes e orientação eficaz. Este guia destina-se aos educadores que atuam ou pretendem atuar como orientadores de ICT, bem como a pesquisadores envolvidos em projetos científicos e coordenadores de grupos de pesquisa que buscam aprimorar suas habilidades de orientação, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus orientandos. Espera-se que os educadores compreendam plenamente sua função como orientadores, reconhecendo-se como catalisadores de mudanças nas carreiras acadêmicas, científicas e profissional de seus orientandos. Ao promover práticas que estimulem o desenvolvimento holístico dos estudantes – como criatividade, pensamento crítico e ética na pesquisa – e ao fortalecer o vínculo entre orientadores e orientandos, pretende-se inspirar reflexões e ações que contribuam para um ambiente acadêmico mais colaborativo, eficiente e inovador. Em última análise, propomos uma reflexão acerca de questões que possam direcionar os educadores para o desenvolvimento de uma comunidade científica robusta e sustentável, baseada na colaboração e no compromisso ético na pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.118 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectfatores motivacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectengajamento na pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectorientação de estudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectiniciação científica e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgrupo de pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpolítica públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliderança acadêmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsupervisão de projetos de pesquisapt_BR
Título: dc.titleQuais fatores motivam a orientação na Iniciação Científica e Tecnológica? Guia para os Pesquisadorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
2025_1_Woska.pdfProduto educacional desenvolvido como requisito para a conclusão de um mestrado profissional5.12 MBAdobe PDF/bitstream/capes/920949/2/2025_1_Woska.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons