
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano Campus Ceres | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Woska Pires da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Noll, Matias | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Marcos de Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-09T13:16:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-09T13:16:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_1_Woska | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920949 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) é essencial para a formação acadêmica e profissional, promovendo habilidades científicas, pensamento crítico e ético. Nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileiras, a orientação em ICT beneficia tanto os estudantes quanto os orientadores. Entretanto, os fatores que motivam os educadores a se engajarem nessa prática ainda são pouco sistematizados. O objetivo deste produto educacional foi identificar fatores que motivam os educadores a orientarem em programas de ICT, e apresentar uma base de conhecimento para apoiar estratégias e práticas com foco na orientação eficaz. As evidências utilizadas na construção desse guia foram obtidas por meio da consulta a bancos de dados científicos internacionais, com o apoio e supervisão de tecnologias de inteligência artificial. As buscas foram realizadas utilizando palavras-chave e a técnica de mapeamento de conhecimento relacionado aos principais tópicos abordados, tais como: fatores motivacionais, orientação de estudantes e orientação eficaz. Este guia destina-se aos educadores que atuam ou pretendem atuar como orientadores de ICT, bem como a pesquisadores envolvidos em projetos científicos e coordenadores de grupos de pesquisa que buscam aprimorar suas habilidades de orientação, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus orientandos. Espera-se que os educadores compreendam plenamente sua função como orientadores, reconhecendo-se como catalisadores de mudanças nas carreiras acadêmicas, científicas e profissional de seus orientandos. Ao promover práticas que estimulem o desenvolvimento holístico dos estudantes – como criatividade, pensamento crítico e ética na pesquisa – e ao fortalecer o vínculo entre orientadores e orientandos, pretende-se inspirar reflexões e ações que contribuam para um ambiente acadêmico mais colaborativo, eficiente e inovador. Em última análise, propomos uma reflexão acerca de questões que possam direcionar os educadores para o desenvolvimento de uma comunidade científica robusta e sustentável, baseada na colaboração e no compromisso ético na pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.118 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | fatores motivacionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | engajamento na pesquisa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | orientação de estudantes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | iniciação científica e tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | grupo de pesquisa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | política pública | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | liderança acadêmica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | supervisão de projetos de pesquisa | pt_BR |
| Título: dc.title | Quais fatores motivam a orientação na Iniciação Científica e Tecnológica? Guia para os Pesquisadores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2025_1_Woska.pdf | Produto educacional desenvolvido como requisito para a conclusão de um mestrado profissional | 5.12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/920949/2/2025_1_Woska.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons