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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Thays Lacerda Cavalcanti de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Magnago, Carinne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-08T22:22:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-08T22:22:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tecnologias educativas_cartilha_info_placa informativa_indicador_de_segurança | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920944 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A violência é considerada um fenômeno difuso, complexo e multicausal. No contexto do trabalho, é reconhecida como um problema de saúde pública e de alto risco ocupacional aos profissionais de saúde em vários países, manifestando-se por meio de agressões físicas, verbais e/ou psicológicas, assédio sexual e moral, abuso, bullying e discriminação. A relevância social da discussão desse fenômeno está relacionada à sua trajetória crescente e às graves repercussões para trabalhadores, pacientes, organizações e sistemas de saúde. Trata-se de um problema generalizado, invisibilizado e subnotificado, que vem sendo ignorado por muitos países, incluindo o Brasil. A partir da dissertação “Revisão de escopo e tecnologias educativas: estratégias para compreensão e enfrentamento da violência no trabalho em saúde”, foram criadas três tecnologias educacionais (cartilha, infográfico e placar informativo indicador de segurança) como produto educacional do mestrado profissional. Essas tecnologias educacionais foram elaboradas para que os trabalhadores da saúde compreendam a violência no trabalho em saúde, saibam reconhecê-la, distingui-la e obtenham informações que os auxiliem a tomar atitudes caso sejam vitimadas em seu espaço laboral. A cartilha apresenta um referencial teórico sobre a violência contextualizada no trabalho em saúde, assim como recomendações para preveni-la durante o exercício profissional. O infográfico e o placar são seus apêndices. Estas tecnologias têm a pretensão de ser um material de consulta e apoio aos trabalhadores de saúde, instrumentalizando-os sobre o tema. Com a sua implementação, espera-se contribuir para o reconhecimento da violência e os diferentes modos que se apresenta, para o aumento da notificação dos casos, e para a adoção de estratégias e medidas que reduzam a incidência da violência. Isto considerado, espera-se promover melhorias no ambiente de trabalho, no clima organizacional e na assistência de saúde de toda a população, já que os benefícios advindos de um ambiente sem violência são extensivos a todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Violência no trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Setor de Assistência à Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos humanos em saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Conceito | pt_BR |
Título: dc.title | Violência no trabalho em saúde: compreender para enfrentar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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