As vias da conversa, do debate, da crítica e da proposição: debater o tema da violência visando enfrentá-lo coletivamente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSimonsen, Maria Carolina Rezende-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Ligia Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorManoel, Ellen-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Jaqueline-
Autor(es): dc.contributor.authorDesiderio, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-08T19:03:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-08T19:03:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-07-
identificador: dc.identifier.otherManejo_clinico_e_violencia_UBSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920938-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é fruto de um trabalho de pesquisa realizado no mestrado profissional interdisciplinar em saúde da Universidade de São Paulo. A pesquisa em si teve por objetivo identificar o entendimento dos profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (SP) sobre o conceito que estes possuem sobre violência e as fragilidades no manejo do cuidado com os casos desta temática que chegam ao serviço. Para isso, inicialmente foram realizados grupos focais com os profissionais que atuam na AMA/ UBS Integrada Vila Clara, tendo como ponto de apoio as discussões e os debates levantados pelo Núcleo de Prevenção à Violência da unidade. Nestes encontros, foram identificadas e analisadas as diferentes manifestações das violências trazidas à tona nos espaços de acolhimento no campo de prática em questão, bem como suas implicações no adoecimento psíquico da população. Como resultado de toda análise do conteúdo coletado nos grupos focais, o Núcleo de Prevenção à Violência organizou um plano de trabalho consolidando tal produto educacional, no formato de uma série de encontros com os profissionais da unidade. Estes encontros, tiveram duração de uma hora, uma vez que se sucedeu nos próprios espaços de reunião de equipe que já ocorrem cotidianamente na unidade. Tiveram como roteiro então a discussão de ferramentas e estratégias de manejo profissional com casos de violência relatados pelos profissionais das equipes, com o objetivo de fomentar tal discussão e de levantar possibilidades de encaminhamento e articulação intersetorial, visando com isso ampliar as ofertas de cuidado e a qualidade da intervenção proposta para cada situação relatada. A estratégia desenvolvida permite ampliar a discussão sobre as fragilidades que atravessam e são atravessadas por temas como sexualidade, racismo, saúde mental, entre outros, e se entrelaçam com a manifestação da violência. A ideia é que a iniciativa possa ser futuramente replicada, não somente nos espaços de reunião de equipe, mas em diferentes encontros na unidade, para que o tema seja cada vez mais discutido e os profissionais mais apropriados em seu manejo clínico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent234 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectgrupos de treinamento e sensibilizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgrupos focaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectviolênciapt_BR
Título: dc.titleAs vias da conversa, do debate, da crítica e da proposição: debater o tema da violência visando enfrentá-lo coletivamentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúdept_BR
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