Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ZANINI, LORENA COUTO DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-08T18:10:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-08T18:10:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | sequencia didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920932 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A mineração é um tema de muita importância para o Estado de Minas Gerais, pois faz parte da sua história e reflete as explorações minerais do passado e dos vários problemas ambientais que vem causando ao longo do tempo. Mostra-se, assim, como temática oportuna para engajar os estudantes em uma prática interdisciplinar sobre o funcionamento do planeta e também da nossa sociedade, tendo em vista a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, que se concentra em temas de relevância social e tem como pano de fundo a construção de pensamentos éticos, sociais e a preparação do cidadão para tomada de decisões com responsabilidade ambiental. Assim, o objetivo deste trabalho foi trabalhar conceitos científicos sobre o processo de mineração em uma perspectiva CTSA, tendo em vista o envolvimento dos alunos em situações atrativas e motivadoras e o desenvolvimento de aspectos de cidadania responsável. A abordagem metodológica teve viés qualitativo e consistiu no desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática investigativa que partiu da seguinte situação-problema: “Quais serão os impactos se uma mineradora viesse para a nossa cidade?”. Os estudantes desenvolveram textos e outras atividades que foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin em: (a) causas e consequências, (b) vantagens e desvantagens e (c) riscos do empreendimento descrito. Os resultados indicaram uma boa participação dos estudantes, que demonstraram preocupações relacionadas a questões ambientais e, principalmente, sociais, como o aumento da criminalidade e violência e a pressão em serviços de saúde e piora da qualidade na infraestrutura física. Do ponto de vista pedagógico, a aplicação da sequência didática se mostrou interessante por propiciar o protagonismo e o engajamento dos estudantes em prol de questões de cunho coletivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 30.8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA: ESTUDO DE ATIVIDADES MINERADORAS EM MINAS GERAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sequencia didática.pdf | 30,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/920932/2/sequencia didática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons