ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA: ESTUDO DE ATIVIDADES MINERADORAS EM MINAS GERAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZANINI, LORENA COUTO DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-08T18:10:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-08T18:10:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
identificador: dc.identifier.othersequencia didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920932-
Resumo: dc.description.abstractA mineração é um tema de muita importância para o Estado de Minas Gerais, pois faz parte da sua história e reflete as explorações minerais do passado e dos vários problemas ambientais que vem causando ao longo do tempo. Mostra-se, assim, como temática oportuna para engajar os estudantes em uma prática interdisciplinar sobre o funcionamento do planeta e também da nossa sociedade, tendo em vista a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, que se concentra em temas de relevância social e tem como pano de fundo a construção de pensamentos éticos, sociais e a preparação do cidadão para tomada de decisões com responsabilidade ambiental. Assim, o objetivo deste trabalho foi trabalhar conceitos científicos sobre o processo de mineração em uma perspectiva CTSA, tendo em vista o envolvimento dos alunos em situações atrativas e motivadoras e o desenvolvimento de aspectos de cidadania responsável. A abordagem metodológica teve viés qualitativo e consistiu no desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática investigativa que partiu da seguinte situação-problema: “Quais serão os impactos se uma mineradora viesse para a nossa cidade?”. Os estudantes desenvolveram textos e outras atividades que foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin em: (a) causas e consequências, (b) vantagens e desvantagens e (c) riscos do empreendimento descrito. Os resultados indicaram uma boa participação dos estudantes, que demonstraram preocupações relacionadas a questões ambientais e, principalmente, sociais, como o aumento da criminalidade e violência e a pressão em serviços de saúde e piora da qualidade na infraestrutura física. Do ponto de vista pedagógico, a aplicação da sequência didática se mostrou interessante por propiciar o protagonismo e o engajamento dos estudantes em prol de questões de cunho coletivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent30.8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA: ESTUDO DE ATIVIDADES MINERADORAS EM MINAS GERAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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