Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Adriana Souto Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-08T17:27:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-08T17:27:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | O congo de Pitanga nos estudos de humanidades: a cultura local sob abordagem na escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920930 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tem como objetivo investigar estratégias pedagógicas para integrar a cultura local ao contexto escolar, utilizando o congo como eixo central nas operações de linguagem, com vistas a motivar práticas de leitura. O referencial teórico do estudo apoia-se em autores como Silva (1991), Freire (1989, 2005, 2011), Petit (2009), Franchi (2008), Rezende (2009), Neves (2008), Lins (2009) e Maciel (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, que envolve a docente-pesquisadora e seus alunos em processos de diálogo e troca de saberes relacionados ao congo, sua história e relevância cultural, especialmente na comunidade do bairro Pitanga, no município de Serra, ES, onde está localizada a escola que serviu como lócus da investigação. A etapa empírica do trabalho culminou na criação de um produto educacional: um e-book contendo uma sequência didática composta por oficinas, textos de gêneros diversos e sugestões de atividades para explorar a cultura local nas operações de linguagem, com o congo como eixo estruturante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 60,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Operações de linguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Congo capixaba | pt_BR |
Título: dc.title | O congo de Pitanga nos estudos de humanidades: a cultura local sob abordagem epilinguística na escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons