Linguagem e Práticas Educativas no Ensino Básico e Superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFronza, Cristiane Viana da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBarroso, Márlisson da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Isael da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-04T21:52:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-04T21:52:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-03-
identificador: dc.identifier.otherLinguagem e Práticas Educativas no Ensino Básico e Superiorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920913-
Resumo: dc.description.abstractO projeto de organização desta obra nasceu a partir das discussões e reflexões realizadas durante a VII Semana Acadêmica de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus Barra do Corda, em 2024. O evento teve como tema central “Pesquisa, inovação e extensão: perspectivas e desafios na Linguística e Literatura para o profissional de Letras”; no decorrer da programação compreendemos que toda proposta pedagógica do professor e da escola tem como base norteadora uma teoria. São as concepções do que seja língua e linguagem que orientam o trabalho pedagógico do professor de língua com a linguagem, ou seja, não é possível dissociar a teoria da prática pedagógica. A semana de Letras tomou a interdisciplinaridade como principal orientação em suas atividades, desse modo, reunimos neste livro 8 (oito) textos que propõem análises voltadas para pensar a educação e os processos de ensino e aprendizagem não somente na área de Letras – Linguística e Literatura - como também na Pedagogia, Administração e Psicologia. O primeiro capítulo intitulado “A primeira experiência de estudantes de Psicologia com o SUS: relato de experiência frente ao conceito quadrilátero da formação” objetiva, como o título sugere, relatar a primeira inserção de estudantes de Psicologia no Sistema Único de Saúde – SUS, durante a disciplina de práticas integrativas. O segundo capítulo intitulado “Literatura afrofeminina brasileira: a representação da mulher na obra romanesca caroliniana” objetiva analisar a figura feminina, sobretudo da mulher na sociedade contemporânea, e as mazelas que cercam essa personagem refletindo sobre a fome e a miséria. O terceiro capítulo intitulado “Aluno-autor: um estímulo à escrita literária, a partir da abordagem no Ensino Fundamental II na escola Unidade Integrada Enoc Vieira” objetiva apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida no Ensino Fundamental II, em uma turma do 8º ano, na escola Unidade Integrada Enoc Vieira, localizada na cidade de Barra do Corda, Maranhão, na qual se investiga a prática de ensino de escrita literária nas séries finais do Ensino Fundamental. O quarto capítulo intitulado “Anísio Teixeira e a escola de tempo integral: o que revelam as produções científicas (2017-2019)?” objetiva refletir sobre a importância do pensamento de Anísio Teixeira para a construção teórica e prática de uma escola de tempo integral no Brasil e apresentar o que as produções científicas (teses e dissertações) de 2017 a 2019 revelam sobre o autor em relação ao seu legado e pensamento na construção e compreensão da escola de tempo integral no Brasil. O quinto capítulo intitulado “Curso de Administração em Timon-MA: ADM/UEMA – da utopia a realidade” objetiva relatar eventos sobre o processo decisório de constituição e funcionamento do curso de administração nos primeiros anos do século XXI, desse modo, narra sobre a criação e desenvolvimento do curso de Administração CESTI/UEMA no município de Timon – MA. O sexto capítulo intitulado “Tensões raciais e identidade na literatura afro-brasileira” objetiva refletir sobre a representação da condição do negro que, ao se submeter aos valores do branco, mostra ainda ser escravo do passado. O sétimo capítulo intitulado “Por um ponto de vista: considerações sobre o narrador em O encontro marcado, de Fernando Sabino” objetiva discutir a figura do narrador mostrando principalmente como ele se apresenta e atua no romance O encontro Marcado, de Fernando Sabino. O oitavo e último capitulo desta obra intitulado “Práticas pedagógicas e o desenvolvimento das habilidades leitoras no ensino de língua portuguesa” objetiva compreender como as práticas pedagógicas utilizadas nas aulas de língua portuguesa contribuem para o desenvolvimento das habilidades leitoras. Finalizamos a apresentação deste livro afirmando que somos o que somos porque a linguagem nos permite ser. É a linguagem que nos faz humano e nos possibilita viver em sociedade. As práticas educativas são também formas de manifestação de linguagem. Assim, desejamos para você, nosso leitor, uma excelente leitura e que esta obra sirva de inspiração para a produção de mais pesquisas e reflexões que relacionem linguagem e práticas educativas. ISBN 978-65-5388-283-6 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-283-6pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativaspt_BR
Título: dc.titleLinguagem e Práticas Educativas no Ensino Básico e Superiorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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Linguagem e práticas educativas no ensino básico e superior.pdfO projeto de organização desta obra nasceu a partir das discussões e reflexões realizadas durante a VII Semana Acadêmica de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus Barra do Corda, em 2024. O evento teve como tema central “Pesquisa, inovação e extensão: perspectivas e desafios na Linguística e Literatura para o profissional de Letras”; no decorrer da programação compreendemos que toda proposta pedagógica do professor e da escola tem como base norteadora uma teoria. São as concepções do que seja língua e linguagem que orientam o trabalho pedagógico do professor de língua com a linguagem, ou seja, não é possível dissociar a teoria da prática pedagógica.2,57 MBAdobe PDF/bitstream/capes/920913/1/Linguagem e práticas educativas no ensino básico e superior.pdfDownload