ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSAFAR, LORENA MELGAÇO ORNELAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-08T17:37:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-08T17:37:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
identificador: dc.identifier.other2024.08.05 - Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920910-
Resumo: dc.description.abstractO uso de jogos didáticos tem sido apontado na literatura da área de Ensino de Ciências como estratégia pedagógica alternativa ao ensino tradicional. Este trabalho de mestrado tem por objetivo analisar o processo de construção de jogos por alunos do ensino fundamental, como estratégia de ensino de conteúdos de ciências, apostando na ludicidade e focando no protagonismo estudantil. O projeto consistiu em uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública de Contagem-MG, durante as aulas da disciplina de ciências no ensino fundamental. A pesquisa de cunho qualitativo, investigou o potencial formativo da elaboração de jogos pedagógicos pelos próprios estudantes, a partir das orientações da professora-pesquisadora. Um grupo de 35 estudantes foi convidado a participar das atividades e, após ciência dos procedimentos e assinatura das devidas autorizações (termos de consentimento livre e esclarecido e termo de assentimento), aqueles que tiveram sua participação autorizada jogaram jogos comerciais. Posteriormente, em grupos menores e sob orientação da professora-pesquisadora, desenvolveram jogos baseados em conteúdos da disciplina de ciências. A última etapa consistiu em um grupo focal, em que os participantes expressaram suas percepções sobre a experiência, tendo como ponto de partida um roteiro semiestruturado. Os dados foram constituídos a partir da observação dos encontros, do caderno de anotações da professora-pesquisadora e da gravação em áudio do grupo. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin para responder à questão de pesquisa proposta: a construção de jogos por estudantes do ensino fundamental estimula a aprendizagem de conteúdos conceituais de ciências? Conclui-se que o caráter investigativo das aulas de jogos mostrou que, se o professor organizar previamente regras claras, os jogos podem atuar como catalisadores do processo de ensino e aprendizagem, estimulando e facilitando o desenvolvimento e o conhecimento e a aplicação ativa de conhecimentos científicos, muitas vezes de difícil compreensão para os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleANÁLISE DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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