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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SAFAR, LORENA MELGAÇO ORNELAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-08T17:37:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-08T17:37:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024.08.05 - Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920910 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de jogos didáticos tem sido apontado na literatura da área de Ensino de Ciências como estratégia pedagógica alternativa ao ensino tradicional. Este trabalho de mestrado tem por objetivo analisar o processo de construção de jogos por alunos do ensino fundamental, como estratégia de ensino de conteúdos de ciências, apostando na ludicidade e focando no protagonismo estudantil. O projeto consistiu em uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública de Contagem-MG, durante as aulas da disciplina de ciências no ensino fundamental. A pesquisa de cunho qualitativo, investigou o potencial formativo da elaboração de jogos pedagógicos pelos próprios estudantes, a partir das orientações da professora-pesquisadora. Um grupo de 35 estudantes foi convidado a participar das atividades e, após ciência dos procedimentos e assinatura das devidas autorizações (termos de consentimento livre e esclarecido e termo de assentimento), aqueles que tiveram sua participação autorizada jogaram jogos comerciais. Posteriormente, em grupos menores e sob orientação da professora-pesquisadora, desenvolveram jogos baseados em conteúdos da disciplina de ciências. A última etapa consistiu em um grupo focal, em que os participantes expressaram suas percepções sobre a experiência, tendo como ponto de partida um roteiro semiestruturado. Os dados foram constituídos a partir da observação dos encontros, do caderno de anotações da professora-pesquisadora e da gravação em áudio do grupo. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin para responder à questão de pesquisa proposta: a construção de jogos por estudantes do ensino fundamental estimula a aprendizagem de conteúdos conceituais de ciências? Conclui-se que o caráter investigativo das aulas de jogos mostrou que, se o professor organizar previamente regras claras, os jogos podem atuar como catalisadores do processo de ensino e aprendizagem, estimulando e facilitando o desenvolvimento e o conhecimento e a aplicação ativa de conhecimentos científicos, muitas vezes de difícil compreensão para os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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2024.08.05 - Produto Educacional.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/920910/2/2024.08.05 - Produto Educacional.pdfDownload |
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