O CARIMBÓ COMO UNIDADE TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: material paradidático à educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Pará

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA-MARTINS, OLIVAR-
Autor(es): dc.contributor.authorBORBA-PINHEIRO, CLAUDIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-06T21:47:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-06T21:47:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação.Mestrado Profissional.FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920900-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi realizar um diagnóstico sobre a possibilidade dos trabalhadores da EF do IFPA utilizarem um livro paradidático como apoio pedagógico para o componente curricular de dança do Carimbó. Trata-se de uma pesquisa de campo com característica de estudo experimental e de caso com abordagem quantitativa. Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), com uma amostra 28 professores de educação física. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado confeccionado no Google® Formulário com alternativas em escala Likert. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes foram do gênero masculino (61%), com média de idade de 44,3 anos, cor branca (43%) e parda (39%), a média de carga horária foi de 14,4h/mês. Além disso, o regime de trabalho de dedicação exclusiva foi 93% dos participantes. O tempo de atuação profissional foi de 19,7 anos enquadrado na classificação de estabilização da carreira profissional. A percepção dos professores sobre a necessidade do conteúdo da unidade temática de dança folclórica e Carimbó teve alta validade pelo índice de validação do conteúdo (IVC). Além disso, o livro paradidático como produto educacional foi desenvolvido e validado pelo IVC com escore >78. As avaliações mostraram que tanto o diagnóstico quanto a aplicação melhoraram os escores após a leitura do livro, que também foi demostrado no índice de validação de conteúdo por item (IVC-I) que melhorou para diagnóstico e aplicação após a leitura do livro pelos professores. Contudo, foi possível desenvolver uma tecnologia educacional para auxiliar no ensino das danças folclóricas com foco no carimbó, através de um livro paradidático de conto narrativo dialogado com título: Carimbó: que dança é essa?pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1468KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDanças folclóricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarimbópt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Título: dc.titleO CARIMBÓ COMO UNIDADE TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: material paradidático à educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Parápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROPEPT MESTRADO PROFISSIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃOpt_BR
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