(Auto)Reflexão sobre Privilégios e as Relações Interseccionais no Ensino Superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Rose das Graças Bezerra de-
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, Fernanda Chocron-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-06T14:41:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-06T14:41:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-28-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Sequencia didatica-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920898-
Resumo: dc.description.abstractEste produto, defendido em 28 de março de 2024, é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Produto Educacional consiste em uma sequência didática, que foi elaborada com a finalidade de fomentar reflexões sobre como as questões de privilégios e as relações interseccionais impactam na vida das pessoas, abrindo caminhos e possibilidades para novas discussões ao longo do processo de formação permanente e continuada necessária aos docentes, com o objetivo de promover discussões e questionamentos, fomentando a reflexão dos participantes a respeito dos privilégios e das desigualdades sociais existentes, como elas se relacionam e como podem afetar tanto suas vidas como as de outras pessoas, em especial de seus alunos. A sequência visa problematizar questões socioeconômicas que impactam a vida das pessoas, como as questões raciais, de classe e de gênero, utilizando a ferramenta analítica da interseccionalidade. Isso ocorrerá em um ambiente lúdico, que favoreça a compreensão sobre a necessidade de aprender mais sobre essas demandas tão delicadas, porém cotidianas, que devem ser enfrentadas com a devida preparação. Tem como idealizadora a discente Rose das Graças Bezerra de Souza, sob orientação da Profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda. Dissertação associada PRIVILÉGIO E INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: sequência didática para docentes dos cursos de Relações Internacionais e de Tecnologia em Comércio Exterior da UEPA. Link para acesso: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/16524/2/Produto_PrivilegioInterseccionalidadeEnsino.pdf-
Tamanho: dc.format.extent3.686 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectPrivilégio-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Título: dc.title(Auto)Reflexão sobre Privilégios e as Relações Interseccionais no Ensino Superior-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino-
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