Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Rose das Graças Bezerra de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, Fernanda Chocron | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-06T14:41:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-06T14:41:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Sequencia didatica | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920898 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto, defendido em 28 de março de 2024, é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Produto Educacional consiste em uma sequência didática, que foi elaborada com a finalidade de fomentar reflexões sobre como as questões de privilégios e as relações interseccionais impactam na vida das pessoas, abrindo caminhos e possibilidades para novas discussões ao longo do processo de formação permanente e continuada necessária aos docentes, com o objetivo de promover discussões e questionamentos, fomentando a reflexão dos participantes a respeito dos privilégios e das desigualdades sociais existentes, como elas se relacionam e como podem afetar tanto suas vidas como as de outras pessoas, em especial de seus alunos. A sequência visa problematizar questões socioeconômicas que impactam a vida das pessoas, como as questões raciais, de classe e de gênero, utilizando a ferramenta analítica da interseccionalidade. Isso ocorrerá em um ambiente lúdico, que favoreça a compreensão sobre a necessidade de aprender mais sobre essas demandas tão delicadas, porém cotidianas, que devem ser enfrentadas com a devida preparação. Tem como idealizadora a discente Rose das Graças Bezerra de Souza, sob orientação da Profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda. Dissertação associada PRIVILÉGIO E INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: sequência didática para docentes dos cursos de Relações Internacionais e de Tecnologia em Comércio Exterior da UEPA. Link para acesso: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/16524/2/Produto_PrivilegioInterseccionalidadeEnsino.pdf | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3.686 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privilégio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Título: dc.title | (Auto)Reflexão sobre Privilégios e as Relações Interseccionais no Ensino Superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Sequencia didatica.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/920898/2/Produto Educacional_Sequencia didatica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons