Análise da implementação do Programa do Ensino de Química Orgânica no curso de Agropecuária no Ensino Técnico Profissional. Estudo de caso Instituto Politécnico de Nhamatanda (ADPP Lamego)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTomocene, João Gonçalo-
Autor(es): dc.contributor.authorDomingos Artur, Artur-
Autor(es): dc.contributor.authorPagara, Tito Joaquim-
Autor(es): dc.contributor.authorErnesto Naene, Jaime-
Autor(es): dc.contributor.authorDomingos Alface, Carlos José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T22:00:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T22:00:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/809-
identificador: dc.identifier.otherQuímica Orgânica: Curso de Agropecuária no Ensino Técnico Profissionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920869-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa tem o propósito de analisar implementação do programa de ensino de química orgânica no referido curso do instituto. Se satisfazem os requisitos mínimos exigidos de um programa de ensino e adequam ao referido cursso ou não, visto que ela tem finalidade de formar técnicos profissionais em nível médio. Para sua materialização, o autor recorreu a seguinte metodologia: Pesquisa bibliográfica, onde o autor fez a leitura e análise de livros, monografias científicas, artigos ligados ao tema em estudo. Análise documental esta técnica consistiu em analisar o programa de ensino da disciplina de química orgânica concretamente nos seguintes aspectos: objectivos, conteúdos, sua ligação com outras disciplinas, sequência, tempo lectivo disponível, orientação metodológica, actividades experimentais. Entrevista a qual consistiu em entrevistar o coordenador do curso que contempla a disciplina de química orgânica com objectivo de perceber deste se dispõe do programa, modo de recrutamento e o perfil formadores para leccionação desta disciplina.Após a análise e colecta de dados, os resultados mostraram que a maior parte dos aspectos observados não estão claros como é o caso de Conteúdos, Sequência lógica, Avaliação, Bibliografia apesar do nível elevado de existência dos referidos aspectos permitiu concluir que o programa de ensino de Química Orgânica no referido curso da instituição, satisfaz razoavelmente os requisitos mínimos exigidos de um programa de ensino química e adecua˗se ao referido curso. Contudo recomendou-se que o módulo do mesmo programa do referido curso seja actualizado e específico, incorporando no mesmo as actividades experimentais, metodologias de aprendizagem e recursos didácticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent733 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrograma do Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Politécnico de Nhamatanda (ADPP Lamego)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnico Profissionalpt_BR
Título: dc.titleAnálise da implementação do Programa do Ensino de Química Orgânica no curso de Agropecuária no Ensino Técnico Profissional. Estudo de caso Instituto Politécnico de Nhamatanda (ADPP Lamego)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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